• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú segue livre da Dengue

Combate à Dengue comunica que o município segue livre da Dengue. Mas reforça as ações de prevenção ao Aedes aegypti e solicita a colaboração de toda a comunidade.

Desde o inicio do ano foram registrados 12 focos da dengue, dez no bairro dos Estados e dois na Nova Esperança. No ano de 2010, foram detectados 31 focos positivos do mosquito na cidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A área dos focos é submetida a varreduras a cada dois meses durante um ano, com visitas a todos os imóveis comerciais e residenciais próximos ao local. “Pedimos a colaboração da comunidade, para o acesso dos agentes nas visitas as casas, pois a prevenção ao mosquito exige um trabalho contínuo e incansável que necessita da compreensão da população”, explica o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Márcio Cristiano Passing.

Estão instaladas 438 armadilhas na cidade segundo os critérios técnicos do Ministério da Saúde. Esta “rede de armadilhas” permite o monitoramento da área e detecção precoce da chegada do mosquito transmissor e consequentemente na tomada de decisões de bloqueio. As armadilhas são vistoriadas de sete em sete dias, por tempo indeterminado. Mais 58 pontos são vistoriados, definidos pela equipe como pontos estratégicos, ou seja, que acumulam água pela própria natureza, como as floriculturas, cemitérios, lojas de piscinas, entre outros.

Santa Catarina é o único estado brasileiro livre de Dengue. Isso ocorre por causa de uma vigilância continua e eficaz nos locais de risco. O Aedes aegypti é urbano, não se cria na vala, no riacho ou na mata. Seu tempo de vida pode chegar a um mês e o ovo pode sobreviver até um ano em condições adversas. Essas condições permitem seu alastramento por um extenso território.

Click CamboriúNotíciasSaúdeBalneário Camboriú segue livre da Dengue
PUBLICIDADE

Últimas notícias