Saúde intensifica o combate à Dengue

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Durante toda a temporada, a Secretária da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú, através do Programa de Combate à Dengue, intensifica as ações de prevenção ao Aedes aegypti. Na primeira semana de 2010 nenhum foco da Dengue foi detectado. No ano de 2009, foram registrados 23 focos positivos do mosquito na cidade.

Hoje, Balneário Camboriú tem 450 armadilhas instaladas de acordo com os critérios técnicos do Ministério da Saúde. Esta “rede de armadilhas” permite o monitoramento da área e detecção precoce da chegada do mosquito transmissor e consequentemente na tomada de decisões de bloqueio. As armadilhas são vistoriadas de sete em sete dias, por tempo indeterminado.

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Sonia Baião, a área dos focos é submetida à varreduras a cada dois meses durante um ano, com visitas a todos os imóveis comerciais e residenciais próximos ao local. “Pedimos a colaboração da comunidade, para o acesso dos agentes nas visitas as casas, pois a prevenção ao mosquito exige um trabalho contínuo e incansável que necessita da compreensão de toda a população”, explica.

Santa Catarina é o único estado brasileiro livre de Dengue. Isso ocorre por causa de uma vigilância continua e eficaz nos locais de risco. O Aedes aegypti é urbano, não se cria na vala, no riacho ou na mata. Seu tempo de vida pode chegar a um mês e o ovo pode sobreviver até um ano em condições adversas. Essas condições permitem seu alastramento por um extenso território.


Prevenção

A melhor maneira para se combater a Dengue é evitar a procriação do mosquito Aedes aegypti, que acontece em ambientes com água parada, seja limpa ou suja. Saiba como:
– Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;
– Não jogue lixo em terrenos baldios;
– Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo;
– Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
– Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
– Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;
– Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;
– Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;
– Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos constantemente.

Mais informações no telefone (47) 3261-6264, com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue – Sônia Baião. Dúvidas no Setor de Comunicação Social, no telefone (47) 3261-6254.

Assessoria de Imprensa
Departamento de Comunicação
Secretaria da Saúde e Saneamento
Prefeitura de Balneário Camboriú
Texto: Mirian Coelho – Jornalista – SC/02824-JP
(47) 3261-6254
[email protected]

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -