• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Obra de reurbanização da orla de BC inaugura a fase de plantio de árvores

Trecho da Praia Central entre as Ruas 4400 e 4600 receberá 47 unidades

A Prefeitura de Balneário Camboriú iniciou, nesta semana, a implementação do projeto de arborização urbana na Praia Central. O plantio de 47 árvores no Trecho 17, localizado entre as Ruas 4400 e 4600, inaugura mais uma fase da obra de reurbanização da orla marítima – iniciada em novembro.

Conforme o cronograma, as primeiras árvores do projeto foram plantadas no dog park e no playground do Trecho 17, que, ao final da operação, deve contar com 96 unidades em 230 metros de extensão. Pelo projeto, 2,5 mil árvores serão incorporadas à orla da Praia Central no decorrer do processo de revitalização do espaço, atendendo indicadores mundiais para praças urbanas. Atualmente, a região conta com 981 árvores – entre palmeiras jerivás e coqueiros dispostos no calçadão e na calçada dos prédios.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A seleção e a aquisição das 23 espécies, o sistema de plantio e manutenção das unidades e a quantidade de árvores seguem com rigor as indicações técnicas do projeto – doado pelo Instituto +BC e elaborado por especialistas com base em estudos considerando questões ambientais e paisagísticas, a exemplo da restinga local, e a capacidade produtiva de viveiros de cultivo de plantas existentes no Brasil. As árvores integrantes do projeto, provenientes de viveiros, têm, em média, entre 2 e 5 metros de altura, além de troncos robustos. Tais condições, incluindo a preparação adequada do solo a que serão integradas, buscam garantir a adaptação e o desenvolvimento natural das unidades após o plantio no novo ambiente – em que estarão sujeitas às intempéries comuns à beira mar.

A operação de arborização urbana, obedecendo ao conjunto da obra de reurbanização da orla da Praia Central, deve seguir com o plantio das árvores estimadas para o parque linear, conforme o desenvolvimento da obra por trecho. A seguir, a previsão é de que o projeto seja implementado no sistema viário e nas calçadas dos prédios – nessa ordem.

Sobre a obra de reurbanização
A obra prevê introduzir transformações urbanísticas estruturais e sociais na orla, com a valorização ambiental e a ampliação dos espaços públicos e de mobilidade na região para oferecer, a moradores e visitantes, um ambiente agradável, harmonioso e convidativo à contemplação, ao convívio e à prática de atividades ao ar livre.

Click CamboriúNotíciasObrasObra de reurbanização da orla de BC inaugura a fase de plantio...
PUBLICIDADE

Últimas notícias