Os trabalhos de desassoreamento do Ribeirão do Kiko, afluente do Rio Camboriú na Região Sul de Balneário Camboriú, foram retomados nesta semana, com previsão de conclusão em até 70 dias a partir desta quarta-feira (5). Essa intervenção, aguardada por moradores e pescadores da região, tem como objetivo aumentar a vazão do rio e prevenir enchentes, uma preocupação que se intensificou após as fortes chuvas de janeiro.
Iniciada no final de janeiro, a obra é resultado de uma parceria público-privada, na qual a empresa parceira forneceu a draga sem custos para o município, que arca apenas com o combustível. Em fevereiro, os trabalhos foram temporariamente interrompidos devido a questões documentais relacionadas ao equipamento, mas, com a regularização da draga, a intervenção pôde ser retomada.
A subprefeita da Região Sul, Grasiela Martins, destacou que ter um prazo definido para a conclusão da obra é fundamental para dar tranquilidade à comunidade, especialmente nos períodos chuvosos.
“Ter uma estimativa para a entrega dessa intervenção, tão essencial para nossa comunidade, nos traz mais tranquilidade, especialmente para os períodos de chuvas.”
Além disso, em janeiro, representantes da Subprefeitura da Região Sul, da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Defesa Civil e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) se reuniram para alinhar diretrizes ambientais, assegurando que a obra seja realizada de acordo com os parâmetros exigidos. Os resíduos orgânicos retirados pela draga estão sendo devidamente depositados em um terreno no Bairro da Barra, licenciado pelo IMA.