A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) divulgou nesta sexta-feira (6) o relatório semanal de balneabilidade, indicando que nove dos dez pontos analisados na Praia Central estão próprios para banho. O único ponto considerado impróprio é o situado em frente à Rua 4900, na Barra Sul.
O relatório, com coletas realizadas no dia 2 de dezembro, coincide com os dados divulgados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) no dia 5 de dezembro, que apontaram condições favoráveis em todos os pontos da Praia Central.
Nas praias Agrestes, das cinco áreas monitoradas, quatro foram classificadas como próprias, enquanto a Lagoa de Taquaras segue imprópria para banho.
Monitoramento Intensificado
A Emasa realiza coletas semanalmente, exceto em dias chuvosos, devido ao impacto das precipitações nos resultados. A partir do dia 16 de dezembro, as análises serão realizadas três vezes por semana, abrangendo os 15 pontos monitorados: dez na Praia Central e cinco nas praias Agrestes.
Os critérios para a avaliação de balneabilidade seguem o Artigo 9° da Resolução CONAMA nº 274/2000. Para que um ponto seja classificado como próprio, é necessário que as amostras apresentem uma concentração de até 800 NMP/100ml de Escherichia coli (E. coli) em pelo menos 80% das cinco coletas consecutivas.
A Umwelt Biotecnologia Ambiental, empresa contratada pela Emasa, é responsável pelas análises. Credenciada pelo IMA e acreditada pelo INMETRO, a Umwelt atua no mercado há 27 anos.
Mais Informações
Os relatórios de balneabilidade podem ser acessados diretamente no site da Emasa: Boletim de Balneabilidade.