• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Obra de desassoreamento já beneficia 70% do Rio Peroba

Mais de 70% da extensão do rio já foi limpa, removendo mais de 12.000 metros cúbicos de lodo e sedimentos

O desassoreamento do Rio Peroba, uma importante obra em Balneário Camboriú iniciada em abril deste ano, está avançando e já alcançou um marco significativo, beneficiando mais de 70% da extensão total planejada para a limpeza do rio.

A ação de retirada de material, que abrange cerca de 1,35 Km do curso d’água, já ultrapassou a marca de 970 metros desassoreados. Em volume, foram removidos do leito do Rio Peroba impressionantes 12.300 metros cúbicos de material, composto em grande parte por lodo e sedimentos acumulados no fundo do rio. A previsão inicial de remoção era de 13.500 metros cúbicos, o que indica um progresso considerável na limpeza do rio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O desassoreamento do Rio Peroba é uma ação muito aguardada pelos moradores que vivem nas proximidades de suas margens, pois são os mais afetados durante períodos de enchentes. No início deste ano, o assunto foi pauta de uma reunião entre moradores e lideranças comunitárias locais, na qual o prefeito Fabrício Oliveira determinou a execução da obra para minimizar os problemas causados por alagamentos.

“A revitalização do Rio Peroba já está trazendo resultados positivos, melhorando a vazão e proporcionando maior segurança aos moradores das áreas circunvizinhas, principalmente durante chuvas intensas, como as recentemente ocorridas. Os benefícios são evidentes. O desassoreamento do Peroba era uma demanda importante apresentada por líderes comunitários e moradores da região. A obra está retirando da calha do rio milhares de toneladas de lodo e entulho”, ressalta o prefeito Fabrício Oliveira.

Além dos benefícios para a comunidade local, o desassoreamento também contribui para a preservação ambiental da região, ao eliminar resíduos acumulados no fundo do rio que poderiam causar impactos negativos ao ecossistema aquático.

“A limpeza e desassoreamento do Rio Peroba estão avançando de forma positiva e já apresentam excelentes resultados. Nos aproximamos agora do trecho final da obra, porém, é fundamental que os moradores ribeirinhos compreendam a importância da responsabilidade coletiva na conservação do rio. Ao longo de sua extensão, o rio recebe diversos materiais e detritos que não deveriam ser lançados em suas águas”, destaca o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Com o andamento da obra, a expectativa é que a vazão do Rio Peroba seja ainda mais otimizada, reduzindo consideravelmente os impactos das enchentes e proporcionando um ambiente mais seguro e preservado para toda a comunidade local. A conscientização ambiental e a colaboração de todos são fundamentais para a manutenção da limpeza e do bem-estar do rio, contribuindo para a proteção do ecossistema local e promovendo uma convivência harmoniosa entre a população e a natureza.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteObra de desassoreamento já beneficia 70% do Rio Peroba
PUBLICIDADE

Últimas notícias