• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Bandeira Azul será hasteada no dia 12 em Balneário Camboriú

A cerimônia de hasteamento será às 9h30, na Praia do Estaleiro

A temporada 2019/2020 do Programa Bandeira Azul em Balneário Camboriú começa na quinta-feira, 12.dez.2019, quando as praias do Estaleiro e Estaleirinho terão a Bandeira Azul, símbolo do programa, hasteada. A cerimônia de hasteamento será às 9h30, na Praia do Estaleiro, na Rua da Praia, esquina com a Rua Vereador Domingos Fonseca.

Ambas as praias foram aprovadas, pelo segundo ano consecutivo, pelos júris nacional e internacional do programa, o que significa um reconhecimento pelos esforços e atividades feitas em prol da conservação e recuperação dos ambientes naturais. O selo internacional é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No início de 2017, Balneário Camboriú habilitou-se pela primeira vez a obter o certificado. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências. Entre as ações para a conquista do certificado, estavam a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade. Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. Estruturas como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instaladas. Para envolver a comunidade e os banhistas, foram feitas ações de educação ambiental nas praias. O trabalho continuou ao longo de 2019, para garantir a qualidade das praias, com melhoria nos acessos às praias e cercamento da restinga.

Sobre o Programa*

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), United Nations Environment (UNE), United Nations World Tourism Organization (UNWTO), World Health Organization (WHO), International Union for Conservation of Nature (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), International Lifesaving Federation (ILS), International Council of Marine Industry Associations (ICOMIA), European Environment Agency (EEA), United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), World Cetacean Alliance (WCA) e European Network for Accessible Tourism (ENAT).

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteBandeira Azul será hasteada no dia 12 em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias