• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Palestras e homenagem aos Guardiões da Água marcaram os 10 anos do Produtor de Água

O encontro que reuniu cerca de 100 pessoas

Palestras, painéis, troca de informações e uma solenidade em homenagem aos produtores rurais como Guardiões da Água, marcaram o evento em comemoração aos 10 anos do Produtor de Água do Rio Camboriú, que aconteceu na última quinta e sexta-feira (21 e 22), no auditório do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú.

O encontro que reuniu cerca de 100 pessoas, iniciou o primeiro dia com um painel: “Pagamento por Serviços Ambientais: valorizando quem faz a diferença”, com explanação do coordenador de Projetos da Agência Nacional de Águas (ANA), Devanir Garcia dos Santos, tratando do auxílio e os investimentos de R$ 40 milhões pela ANA e R$ 160 milhões de outros parceiros. “Atualmente, temos 61 projetos em andamento com área total de 400.000 hectares, 35 milhões de pessoas impactadas e 2.500 produtores recebendo o benefício e ainda, 18 projetos que foram selecionados em edital aguardando para serem implantados”, mencionou. Foi abordado ainda no painel, o Panorama Catarinense sobre PSA, por Luis Antônio dos Santos de Freitas e sobre o Produtor de Água do Rio Camboriú por integrantes do Grupo Gestor.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No segundo painel com o tema “Iniciativas que inspiram”, cidades convidadas como São Bento do Sul e Vera Cruz (RS) que também possuem programas semelhantes em suas cidades, falaram sobre a atuação em defesa da água. E ainda, representantes da The Nature Conservancy (TNC) no Brasil, instituição parceira do Produtor, liderada pelo especialista em Conservação de Água, André Targa Cavassani, falou sobre os projetos que possuem no Brasil.

Homenagem Guardiões da Água

O encerramento do primeiro dia, foi marcado pela homenagem aos 26 produtores rurais inseridos no projeto. Com a entrega de uma placa, foram reconhecidos como Guardiões da Água, pelo importante trabalho no cuidado com o recurso essencial para a vida humana, a água. De forma voluntária, eles adotam práticas conservacionistas em suas propriedades por meio de incentivo financeiro destinado pela EMASA. “Não é tarefa fácil, nosso trabalho é árduo, mas é com muita alegria que a Associação Comunitária da Limeira faz parte desses 10 anos do Produtor de Água”, disse emocionada a Sra. Tereza Gervásio Bauer, representante da Associação. Ela e o esposo foram um dos primeiros participantes do projeto, inserindo também a propriedade particular, localizada na Limeira.

Na ocasião, o Produto de Água ganhou nova adesão com a propriedade de Armi Gervásio, no Caetés. A assinatura do contrato por cinco anos, podendo ser renovado, foi feita pela sua esposa, Dulce Corsani Gervásio. “Espero que o Produtor de Água possa comemorar mais aniversários e com ainda mais participantes, pois o projeto não existe sem os produtores rurais”, ressaltou a coordenadora do Produtor, Rafaela Comparim Santos, agradecendo o apoio de todos.

Também ocorreu a assinatura do novo Acordo de Cooperação entre as entidades parceiras pelo prazo de cinco anos, podendo ser prorrogado. “Esse é um momento para agradecer o apoio de todos os colaboradores nos 10 anos desse importante projeto. As entidades parceiras que atuam em prol do mesmo objetivo, mas principalmente, aos produtores rurais que ajudam não só a mudar a história do cuidado com a água, mas reescrevê-la, pois depois de desperdiçada e sacrificada por muito tempo, agora precisa da união de todos para preservarmos esse bem precioso, que é a nossa água”, destacou o diretor- geral da EMASA, Douglas Costa Beber.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbientePalestras e homenagem aos Guardiões da Água marcaram os 10 anos do...
PUBLICIDADE

Últimas notícias