• O portal de notícias de Balneário Camboriú

ReciclaBC: vencedores do Concurso Fotográfico serão premiados em 31 de outubro

O prazo para o envio de fotografias terminou na terça-feira, 15

Os vencedores do Concurso Fotográfico ReciclaBC serão conhecidos em 31 de outubro, com entrega de premiação no Teatro Municipal Bruno Nitz. Lançado em abril deste ano pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente, o concurso teve o intuito de sensibilizar estudantes de escolas públicas e privadas de Balneário Camboriú sobre limpeza urbana e reciclagem.

O prazo para o envio de fotografias terminou na terça-feira, 15.out.2019. Foram recebidas cerca de 500 fotos, a maioria produzida por estudantes da rede municipal de ensino. Elas estão sendo julgadas por três fotógrafos da região (Alfabile Santana, Dieter Klaus Bubeck e Rivo Biehl). Cada estudante podia enviar até duas fotografias com o tema “Reciclagem e Limpeza Urbana”. Todas serão publicadas no portal www.reciclabc.com.br. Os autores das três melhores ganharão passaportes para atrativos turísticos (confira abaixo quais são os prêmios).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No dia da premiação do Concurso Fotográfico, haverá também o encerramento e premiação da Gincana ReciclaBC, que envolveu milhares de estudantes de dezenas de escolas de Balneário Camboriú.

O concurso e a gincana fazem parte da Campanha ReciclaBC, lançada em março deste ano com o objetivo de aumentar a quantidade de resíduos recicláveis na cidade para que tenham a destinação ambientalmente correta. A campanha orienta sobre a forma de separar os resíduos e já visitou mais de três mil imóveis (incluindo condomínios, comércio em geral, órgãos públicos e, atualmente, visita moradias nos bairros).

Em setembro, a quantidade coletada de resíduos recicláveis e reutilizáveis aumentou 43,15% em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram coletadas 207,82 toneladas (segundo melhor indicador desde o início da campanha).


PRÊMIOS DO CONCURSO FOTOGRÁFICO

1° Prêmio – 5 passaportes para Beto Carrero

2° Prêmio – 3 passaportes para o Parque Unipraias

3° Prêmio – 2 Passaportes para o Parque Unipraias


Perguntas e respostas sobre o ReciclaBC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/ 

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usados não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta, o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteReciclaBC: vencedores do Concurso Fotográfico serão premiados em 31 de outubro
PUBLICIDADE

Últimas notícias