• O portal de notícias de Balneário Camboriú

JACAMASA ensina sobre educação ambiental para alunos do CEM Armando Cesar Ghislandi

O Programa JACAMASA é desenvolvido pela EMASA, em parceria com o Programa Terra Limpa

Em meio a brincadeiras e diversão, o Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA, está visitando as escolas da Rede Municipal de Ensino para falar de assuntos muito importantes em nosso dia-a-dia: água e saneamento. Nesta terça-feira, 01.out.2019, o jacaré-de-papo-amarelo e sua equipe levaram um pouco de conhecimento e conscientização para alunos do Centro Educacional Municipal – CEM Professor Armando Cesar Ghislandi, no Bairro Vila Real.

Uso consciente da água, Rio Camboriú, cuidados com a rede coletora de esgoto, etapas do tratamento da água e do esgoto, são alguns assuntos abordados durante a apresentação, que é conduzida pelos operadores da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Hilário Zornitta e Ana Carolina Nicolau. “Nossa intenção é conscientizar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente, promovendo esse despertar de consciência em cada um, desde cedo”, disse Ana Carolina.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Durante o encontro é exibido um vídeo que fala das atitudes de cada um e a importância de pequenos gestos para ajudar o meio ambiente, chamando atenção dos alunos. “Não precisa deixar de usar a água, de tomar banho, é só usar do jeito certo”, diz Hilário, complementando o vídeo e arrancando gargalhadas do público. “São pequenos gestos que podem fazer grandes mudanças”, completa.

Na reta final, a esperada presença do mascote amigo da EMASA, que chega em grande estilo para conferir o aprendizado das turmas. Uma atividade com perguntas sobre os assuntos abordados, trouxe empolgação aos alunos, principalmente pela expectativa de ganhar uma caneca com o desenho do JACAMASA. E para fechar com chave de ouro, o desafio final: dançar com o jacaré, ao som de sua música: “…Vem com o JACAMASA, cuidar do meio ambiente, vem com o JACAMASA, a natureza precisa da gente”.

A supervisora do CEM Armando C. Ghislandi, Eliane Sinhori, exaltou a iniciativa: “Achei maravilhoso ensinar sobre o tratamento de água e esgoto, o que é muito importante dessa forma descontraída. Chamou a atenção das crianças, eles aprenderam, brincaram e se divertiram”.

O tema ainda continuará sendo discutido em sala de aula, com as turmas desenvolvendo atividades, produções textuais e artísticas para participar do Concurso JACAMASA. Os trabalhos farão parte de uma exposição e as melhores criações, serão selecionadas e publicadas em um livreto, para ser entregue no próximo ano.

O Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA é desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM).


CRONOGRAMA PRÓXIMAS ESCOLAS:

03/10/19 – CAIC AYRTON SENNA DA SILVA – 02 TURMAS
08/10/19 – CEM ALFREDO DOMINGOS – 02 TURMAS
10/10/19 – CIEP RODESINDO PAVAN – 02 TURMAS
17/10/19 – CEM ARIRIBÁ – 02 TURMAS
22/10/19 – CEM IVO SILVEIRA – 02 TURMAS

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteJACAMASA ensina sobre educação ambiental para alunos do CEM Armando Cesar Ghislandi
PUBLICIDADE

Últimas notícias