• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Em BC, 95% consideram a reciclagem muito importante, mas 30% não reciclam

Balneário Camboriú bate recordes crescentes de coleta seletiva

O relatório operacional de setembro do Programa ReciclaBC mostra que das 1.561 residências visitadas até o momento, em 95% dos casos os moradores consideram que reciclar é muito importante, mas um terço não pratica a separação dos resíduos.

Esse é o maior desafio do ReciclaBC: transformar em prática continuada.a vontade que os moradores de Balneário Camboriú têm de preservar o meio ambiente através da reciclagem de resíduos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os resultados estão aparecendo, nos últimos quatro meses, de junho a setembro, a quantidade de recicláveis coletados aumentou 46% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O ReciclaBC foi baseado em educação para a reciclagem e aumento das equipes de coleta seletiva, com oito turmas que passam ao menos uma vez por semana em cada rua da cidade.

O esforço educacional envolve escolas, implantação de ecopontos, campanha publicitária e visitas domiciliares, com todas as casas e edifícios da cidade sendo visitados por monitores do ReciclaBC.

Está em andamento há três meses, a Gincana ReciclaBC que envolve dezenas de escolas e milhares de estudantes da rede pública municipal.

reciclabc2
estatisticas

Perguntas e respostas sobre o ReciclaBC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteEm BC, 95% consideram a reciclagem muito importante, mas 30% não reciclam
PUBLICIDADE

Últimas notícias