• O portal de notícias de Balneário Camboriú

JACAMASA participa de atividades alusivas a semana da água

O Programa JACAMASA tem o intuito de despertar iniciativa e responsabilidade nas crianças, demonstrando que pequenas atitudes influenciam na vida de todos

A fama de que o JACAMASA é um jacaré amigo do meio ambiente e ajuda a EMASA a cuidar da água e do saneamento de Balneário Camboriú já se espalhou. Nesta semana, o mascote e a equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) foram convidados para participar de duas atividades alusivas a semana da água e levar informações sobre o tema para várias crianças.

Na quinta-feira, 26.set.2019, a convite da equipe do Semasa, que cuida da água e saneamento da cidade vizinha Itajaí, estiveram no Colégio Fayal para contribuir com o projeto “Educando para Cidadania”. Com uma plateia de 76 alunos dos 1º, 2º e 3º anos, falaram um pouco sobre o uso consciente da água com exemplos para serem praticados no dia-a-dia como: não tomar banhos demorados e não usar mangueira para lavar o carro, que podem ajudar a preservar os recursos hídricos. E claro, para animar a tarde o JACAMASA chegou cantando e dançando com a criançada.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Já nesta sexta-feira, 27.set.2019, o jacaré-de-papo-amarelo visitou os alunos de três turmas de 2º ano do Unificado School de Balneário Camboriú, que já estavam aprendendo em sala de aula sobre a água. Com muita interação das crianças, os operadores da Estação de Tratamento (ETE), Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, além de falar sobre os recursos hídricos, o Rio Camboriú e como usar água de forma correta, mostraram as etapas de tratamento da água e esgoto da cidade. “Esses momentos são muito importantes para as crianças terem o conhecimento desde cedo e passarem também para as suas famílias. Eles serão os multiplicadores para termos uma geração e um futuro melhor”, disse a coordenadora da Escola, Jaqueline Martins.

A criançada ficou ainda mais empolgada com a chegada do JACAMASA, que testou o conhecimento da turma com perguntas sobre o assunto abordado e quem acertava, ganhava de brinde uma caneca personalizada com o desenho do jacaré. “Lá em casa a gente já faz quase tudo que ensinaram hoje, mas é sempre bom lembrar de não gastar água porque não vai durar pra sempre”, disse a aluna Isabela. Para encerrar a tarde de aprendizado, o mascote fez a tradicional competição de dança que rendeu muitas risadas e diversão. “A principal mensagem que o programa quer deixar é de que, a partir da pequena atitude que começa a grande mudança”, destacou o engenheiro ambiental, Hilário.

O Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMSA é desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), em parceria com o Programa Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), com o intuito de despertar iniciativa e responsabilidade nas crianças, demonstrando que pequenas atitudes influenciam na vida de todos.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteJACAMASA participa de atividades alusivas a semana da água
PUBLICIDADE

Últimas notícias