• O portal de notícias de Balneário Camboriú

JACAMASA nas Escolas leva aprendizado e diversão aos alunos do CEM Tomaz F. Garcia

JACAMASA visitou CEM Tomaz Francisco Garcia, no Bairro dos Municípios, nesta terça-feira, 24

Você sabia que o Brasil possui 12% das reservas mundiais de água doce, sendo a maior do planeta? Mas, muitas regiões do país já sofrem com a crise hídrica, principalmente em épocas de estiagem. Por isso, os recursos hídricos, o Rio Camboriú e a importância do uso consciente da água, são alguns assuntos abordados pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA nas Escolas, que visitou nesta terça-feira, 24.set.2019, o Centro Educacional Municipal – CEM Tomaz Francisco Garcia, no Bairro dos Municípios.

Mas, o tema educação ambiental não foi novidade para os alunos do 4º e 5º ano. Os trabalhos nas paredes da sala com desenhos e histórias, sabão e até batom reciclado, demonstravam que o assunto já vem sendo abordado com a criançada pelas professoras Roselene Silva e Daniela Guimarães.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Durante a apresentação dos operadores da Estação de Tratamento (ETE), Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, com vídeos e exemplos sobre saneamento, os processos do tratamento de água e esgoto na cidade, os cuidados com a rede coletora, e as atitudes do dia-a-dia para o uso consciente da água, os alunos interagiram e falaram de suas experiências em casa. “Lá em casa, a minha mãe já separa o óleo de cozinha em um vidro e agora vou trazer o óleo usado da pastelaria do meu pai pra gente fazer sabão aqui”, contou orgulhosa a aluna do 5º ano, Ariadne Gren Marcelino, dizendo que vai ficar menos tempo no banho. “Aprendi que gasta muita água o banho demorado, então tem que ser rapidinho”.

A tarde ficou ainda mais divertida com a chegada do mascote do programa, cantando e dançando a sua música: “…Vem com o JACAMASA, cuidar do meio ambiente, vem com o JACAMASA, a natureza precisa da gente”. Em uma dinâmica com perguntas sobre o tema, o jacaré conferiu se os alunos aprenderam direitinho como ajudar a cuidar do meio ambiente: “Como economizar água em casa?” – “Não usar mangueira para lavar o carro, usar balde e não demorar mais de 5 minutos no banho”, respondeu o aluno do 5º ano, David Souza, que ganhou uma caneca do JACAMASA de brinde. A cartilha do programa com atividades para reforçar o conteúdo também foi entregue aos estudantes.

Agora com o auxílio dos professores, os alunos trabalharão em sala de aula desenvolvendo atividades artísticas, histórias, e textos para participar do Concurso JACAMASA. “Os trabalhos farão parte de uma exposição no Parque Raimundo Malta e as melhores criações, serão selecionadas e publicadas em um livreto, para ser entregue no próximo ano”, explicou a coordenadora do Programa Terra Limpa, Viviane Ordones.

O Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMSA é desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), em parceria com o Programa Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), com o intuito de despertar iniciativa e responsabilidade nas crianças, demonstrando que pequenas atitudes influenciam na vida de todos.


CRONOGRAMA PRÓXIMAS ESCOLAS:

01/10/19 – CEM ARMANDO C. GHISLANDI – 02 TURMAS
03/10/19 – CAIC AYRTON SENNA DA SILVA – 02 TURMAS
08/10/19 – CEM ALFREDO DOMINGOS – 02 TURMAS
10/10/19 – CIEP RODESINDO PAVAN – 02 TURMAS
17/10/19 – CEM ARIRIBÁ – 02 TURMAS
22/10/19 – CEM IVO SILVEIRA – 02 TURMAS

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteJACAMASA nas Escolas leva aprendizado e diversão aos alunos do CEM Tomaz...
PUBLICIDADE

Últimas notícias