• O portal de notícias de Balneário Camboriú

É importante limpar os resíduos que serão reciclados

Atitude simples evita a contaminação de outros materiais recicláveis inviabilizando seu aproveitamento nas cooperativas parceiras do ReciclaBC

Embalagens de alimentos que serão destinadas à reciclagem devem ser limpas para evitar a proliferação de microorganismos e a atração de insetos nocivos. Essa atitude simples evita a contaminação de outros materiais recicláveis inviabilizando seu aproveitamento nas cooperativas parceiras do ReciclaBC.

Tente remover a seco o máximo de resíduos orgânicos e depois disso passe rapidamente por um jato d´água. Esse procedimento tem por objetivo limpar as embalagens, mas economizando água no processo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Embalagens mais difíceis de limpar, como os potes de maionese por exemplo, podem ficar na pia, recebendo água, enquanto é lavado o restante da louça.

Estamos avançando

Graças à participação da sociedade, a coleta de resíduos para reciclagem aumentou 42% em junho em relação ao mesmo mês no ano passado, sendo este o melhor resultado do ReciclaBC desde que o programa teve início em janeiro.

Perguntas e respostas sobre o ReciclaBC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.

ReciclaBC – WhatsApp 99647.9495

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteÉ importante limpar os resíduos que serão reciclados
PUBLICIDADE

Últimas notícias