• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Parque Raimundo Malta terá programação especial nesta quarta-feira, 5

Dia 5 de junho é comemorado o dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, 5.jun.2019, o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta será palco do Movimento pela Sustentabilidade. Das 13h às 17h, serão desenvolvidas atividades especiais abertas ao público.

Para estimular o descarte ambientalmente correto de resíduos, ecopontos no Parque receberão lâmpadas e óleo de cozinha. Estão previstas rodas de conversa sobre vida saudável e sobre o trabalho da Guarda Ambiental e exposição de fotos de aves de Balneário Camboriú.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Também vão ser instaladas, durante o Movimento pela Sustentabilidade, tendas temáticas. Na Tenda do Programa ABRAÇO Animal, serão feitos cadastro e carteirinha de animais doadores de sangue. Na Tenda da Sustentabilidade, os visitantes retirarão, gratuitamente, chás, produtos fitoterápicos e mudas nativas. Outra atividade será plantio no Parque de mudas nativas com potencial de atrair abelhas (as abelhas, com outros insetos e animais, são responsáveis pela polinização de mais de 75% das principais culturas alimentares do planeta).

De acordo com a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria do Meio Ambiente, Eduarda Montibeller Schuch, cada atividade desta quarta-feira é relacionada à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para erradicar a pobreza e proteger o planeta (confira no fim do texto a programação desta quarta relacionada aos objetivos).

O Movimento pela Sustentabilidade integra a programação da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Balneário Camboriú de segunda a sexta-feira (3 a 7). Na segunda-feira, 3.jun.2019, a Emasa capacitou professores sobre Programa de Educação Ambiental Jacamasa. Nesta terça-feira, 4.jun.2019, às 14h, o Programa Terra Limpa promove a palestra Meio Ambiente e Sustentabilidade no Colégio Unificado (confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente abaixo).

A programação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

1. Ecoponto: recebimento de lâmpadas e óleo de cozinha usado (as lâmpadas serão recebidas só nesta quarta-feira, pois a intenção é a conscientização referente ao descarte ambientalmente correto delas). Ação relacionada ao Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

2. Tenda do programa ABRAÇO Animal para informar as ações realizadas no município em relação à defesa animal. Realização do cadastro de voluntários e carteirinha de animais doadores de sangue. Ação relacionada ao Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

3. Exposição de fotos de aves de Balneário Camboriú e exposição em fotos interativas com QRCode da artista Luísa Garcia. Ação relacionada ao Objetivo 15.

4. Roda de conversa com a Guarda Ambiental. Ação relacionada ao Objetivo 15.

5. Plantio de mudas nativas com potencial de atrair abelhas. Ação relacionada aos Objetivos 13 (Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos) e 15.

6. Roda de conversa sobre vida saudável e bem-estar para todos: conscientizar sobre a vida, saúde e meio ambiente. Ação relacionada ao Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

7. Tenda de sustentabilidade: distribuição de chás e produtos fitoterápicos e mudas nativas. Ação relacionadas aos Objetivos 3 e 13

8. Entrega e conscientização do material sobre o lixo marinho. Ação relacionada ao Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Semana do Meio Ambiente

De 3 a 7 de junho de 2019

– Segunda-feira (03/06), das 14h às 16h
Abertura Programa de Educação Ambiental Jacamasa – Capacitação para professores da Rede Municipal de Ensino (30 representantes da Rede).
Local: Auditório SINDUSCON (Rua Angelina, 555)
Setor/parceria: EMASA/SEDUC/SEMAM/TERRA LIMPA

– Terça-feira (04/06), às 14h
Palestra “Meio ambiente e Sustentabilidade”
Local: Colégio Unificado 
Setor/parceria: Terra Limpa

– Quarta-feira (05/06), das 13h às 17h
Movimento pela sustentabilidade: Cidadão consciente faz uma cidade melhor.
Atividades que serão desenvolvidas no Parque Raimundo Malta:
1. Ecoponto: recebimento de lâmpadas e óleo de cozinha usado (só neste dia serão recebidas as lâmpadas, pois a intenção é a conscientização referente ao descarte ambientalmente correto delas);
2. Tenda do programa abraço animal para informar as ações realizadas no município em relação à defesa animal. Realização do cadastro de voluntários e carteirinha de animais doadores de sangue;
3. Exposição de fotos de aves de Balneário Camboriú e exposição em fotos interativas com QRCode;
4. Roda de conversa com a Guarda Ambiental;
5. Plantio de mudas nativas com potencial de atrair abelhas;
6. Roda de conversa sobre vida saudável e bem-estar para todos: conscientizar sobre a vida, saúde e meio ambiente;
7. Tenda de sustentabilidade: distribuição de chás e produtos fitoterápicos e mudas nativas.
Local: Parque Raimundo Malta
Setor/parceria: SEMAM/ Departamento Desenvolvimento Ambiental/Programa Terra Limpa

– Quarta-feira (05/06), às 15h
Roda de Conversa Meio Ambiente
Local: NEI Rio das Ostras 
Setor/parceria: Terra Limpa/ NEI Rio das Ostras

– Quinta-feira (06/06), a partir das 8h30
Logística de coleta de material PET FRIEND 
Local: Rede Municipal de Ensino
Setor/parceria: Terra Limpa

– Toda a semana (3 a 7), matutino e vespertino
Projetos, ações diversas voltadas à sustentabilidade, conservação ambiental . 
Local: Núcleos e Centros Educacionais Municipais 
Setor/parceria: Programa Terra Limpa/SEDUC

– Toda a semana (3 a 7)
Lançamento e entrega do material educativo sobre o lixo marinho
Local: Parque Raimundo Malta e nas unidades escolares da rede municipal 
Setor/parceria: SEMAM

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteParque Raimundo Malta terá programação especial nesta quarta-feira, 5
PUBLICIDADE

Últimas notícias