• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Itajaí segue com praias 100% próprias para banho

Informação foi divulgada pela Fatma

praia itajai 1
Divulgação

Itajaí conquistou novamente o 100% no relatório de balneabilidade das praias Brava, de Cabeçudas e do Atalaia. No segundo resultado de 2019 divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) nesta sexta-feira (11), os cinco pontos de verificação nas praias da cidade relataram que todas estão próprias para banho. Isso se torna um atrativo a mais para os turistas que por aqui passam as férias.

Keitty Müller e Fabiano Pires, ambos de São Leopoldo (RS), garantem que a água limpa e o trabalho dos salva-vidas foram determinantes para que a Praia do Atalaia fosse a preferida. “O litoral de Itajaí é maravilhoso, já estivemos por várias praias da região e adoramos estar aqui curtindo”, ressalta Keitty.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A praia em questão é conhecida por campeonatos esportivos de areia ao longo do ano e pela prática de surf, inclusive o noturno, com iluminação voltada aos praticantes. Com estacionamento, chuveiros, bares e posto salva-vidas, a Atalaia possui ainda o título de “melhor esquerda do país”, por conta das ondas que são de formação constante e quebram à esquerda.

Dos pontos analisados pela Fatma, um foi na Praia de Cabeçudas, em frente à rua Quintino Bocaiúva; um na Praia do Atalaia, em frente ao posto salva-vidas; e outros três na Praia Brava: em frente ao posto salva-vidas 11, na avenida José M. Vieira, em frente à rua Doca Rebello e em frente à saída da lagoa, na rua José Manoel C. Silva.

As coletas e análises da Fatma para a temporada 2018/2019 iniciaram em 03 de dezembro, em 219 locais que abrangem 27 municípios catarinenses. O relatório semanal completo é divulgado nas sextas-feiras.

Como é feita a balneabilidade
Balneabilidade é capacidade que um local tem de possibilitar banho e recreações de acordo com a qualidade da água.

A Fatma examina a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos, para afirmar se um ponto é próprio ou impróprio para as pessoas entrarem na água. Cinco coletas consecutivas são necessárias para se obter o resultado preciso. Além da estrutura da Fundação, outros dois laboratórios parceiros contribuem para estas análises. 

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteItajaí segue com praias 100% próprias para banho
PUBLICIDADE

Últimas notícias