• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Plano de Manejo do Parque Raimundo Malta foi entregue nesta quinta-feira

Com o plano de manejo, o Parque passa a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação

parque raimundo malta
Divulgação

O Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta foi entregue ao Gabinete do Prefeito na tarde desta quinta-feira, 7. Concluído em maio, o documento de 354 páginas precisa ser ainda aprovado pelo prefeito Fabrício Oliveira, por meio de decreto.

O Plano de Manejo, que começou a ser elaborado em outubro de 2017 pela Univali com a participação do Conselho Gestor do Parque, estabelece normas e atividades que poderão ser desenvolvidas no lugar. Criada há 25 anos, a unidade de conservação não havia tido um plano ainda.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Hoje é um dia histórico para Balneário Camboriú. O plano é um presente que estamos recebendo para o nosso meio ambiente”, disse o gestor do Fundo Especial de Outorga Onerosa de Transferência de Potencial Construtivo, Douglas Costa Beber. O gestor representou o prefeito na solenidade de entrega do documento, que ocorreu na sede da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), localizada no Parque.

Com o plano de manejo, o Parque passa a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). “Agora teremos um guia de como devem ser as atividades desenvolvidas no Parque. Com o plano, estaremos habilitados a receber verbas das compensações ambientais que são determinadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA)”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.

Depois que o decreto do plano de manejo for publicado, o documento estará disponível para consulta da população. “Toda unidade de conservação tem o objetivo de conservar a biodiversidade. Entendemos que o plano de manejo é um divisor de águas, que pensa na proteção da biodiversidade”, comentou a cientista social e integrante da equipe da Univali que elaborou o documento, Katiuscia Wilhelm Kangesrski.

Com 172.625 m², seis trilhas ecológicas, vegetação nativa e animais silvestres, o Parque Raimundo Malta é um dos atrativos de Balneário Camboriú para quem quer estar em contato com a natureza.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbientePlano de Manejo do Parque Raimundo Malta foi entregue nesta quinta-feira
PUBLICIDADE

Últimas notícias