• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Iniciada a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

Comunidade de Itajaí pode preencher questionário até 17 de agosto

itajai edited
Divulgação

Foram iniciados os trabalhos para a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). O grupo de trabalho é composto pela equipe técnica da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), responsável pelas atividades de elaboração do documento. Um questionário para participação popular ficará aberto até agosto.

Para possibilitar e estimular a participação da sociedade na etapa de elaboração do diagnóstico da mata atlântica em Itajaí, a Famai disponibilizará até 17 de agosto um questionário online (clique aqui). O objetivo é identificar qual a percepção ambiental da população. A elaboração do Plano é um processo participativo, que depende da ampla colaboração e contribuição dos moradores em todas as etapas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O plano é um compromisso assumido pelo Município de Itajaí junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para a renovação do Termo de Delegação de Atribuições de Gestão Florestal, instrumento pelo qual o município se habilita para autorizar supressão de vegetação e o corte de árvores.

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica é um instrumento que contempla a realização de um diagnóstico da situação atual dos remanescentes de vegetação do Bioma Mata Atlântica nos municípios. É feita a identificação das ameaças à conservação, a delimitação de áreas prioritárias para a realização de ações de recuperação e conservação, assim como a definição de metas e ações.

O Município de Itajaí está inserido dentro da área de abrangência do Bioma Mata Atlântica, com as seguintes formações florestais: Floresta Ombrófila Densa (Aluvial, Terras Baixas e Submontana) e formações pioneiras como manguezal, restinga e brejos litorâneos. Conforme o último levantamento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, Itajaí possui mais de oito mil hectares de área coberta por mata atlântica, o que corresponde a 28% da área total do município.

Em caso de dúvidas sobre o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, basta entrar em contato com a Diretoria de Recursos Naturais, Resíduos e Projetos Ambientais da Famai pelo telefone 3348-8031 ou pelo e-mail pmma@itajai.sc.gov.br.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteIniciada a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata...
PUBLICIDADE

Últimas notícias