• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Empresa privada pratica crime ambiental na BR-101, em Balneário Camboriú

O objetivo da empresa é de melhorar o ângulo de visão das placas de publicidade

02 04 18 Pode irregular árvore Marginal Sec Obras 3
Divulgação

Contrariando todas as leis e normas que determinam e autorizam podas de árvores, uma empresa privada cortou com facão e machado, na tarde desta segunda-feira, 2, algumas árvores que ficam às margens da BR-101, na Marginal Oeste, trecho que corta o perímetro urbano de Balneário Camboriú. As marginais são mantidas pela Prefeitura, que, mediante autorização da Auto Pista Litoral, concessionária que administra a Rodovia, mantém um programa que cuida das pistas e vegetação local – Jardim Linear BR-101.

Para o secretário de Planejamento e Obras, engenheiro Edson Kratz, o que aconteceu foi uma atrocidade. “Temos grande respeito pela área das marginais que cortam o perímetro urbano de nossa cidade. O que para a Litoral Sul é uma rodovia, para nós é a continuidade do jardim de nossa casa, já que divide a nossa cidade. Assim que assumimos o Governo, acordamos com a concessionária que nós cuidaríamos desse trecho. Para isso montamos um programa que atua diariamente no cuidado e limpeza não só das vias, mas também dos taludes, com seus gramados e vegetação. E sempre que nós intervimos de forma diferente, nós pedimos autorização à Litoral. E ontem final da tarde, fomos pegos de surpresa, quando num ato de total falta de respeito às leis vigentes, uma empresa resolveu decepar as árvores que possivelmente estariam atrapalhando o visual de seus painéis”, pontua Kratz.

É inaceitável que alguém cometa um crime ambiental dessa natureza. Com o único objetivo de melhorar o ângulo de visão das placas de publicidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Após ser descoberto o ato ilegal, a Concessionária e a Administração Municipal, por meio do secretário, fizeram contato para averiguar sobre a intervenção de forma errada, no trecho entre o túnel da 3.100 e 3.700 do lado Oeste. “É inaceitável que alguém cometa um crime ambiental dessa natureza. Com o único objetivo de melhorar o ângulo de visão das placas de publicidade, a empresa resolveu decepar as árvores plantadas lá há décadas. Nós temos a placa do caminhão e todos os dados. Tanto poder público, como a Litoral Sul farão hoje o Boletim de Ocorrência registrando o crime ambiental”, informa o secretário.

Plano Diretor de Arborização

Balneário Camboriú aprovou recentemente na Câmara de Vereadores o Plano Diretor de Arborização da Cidade que avalia e autoriza a possibilidade de fazer poda em árvores, de forma correta. O Plano dita às normas de arborização que vão ao encontro das ações que o Município desenvolve para melhorar a mobilidade urbana.

Procedimento para poda de árvores em Balneário Camboriú

As árvores localizadas em áreas públicas, como vias ou calçadas, são de responsabilidade do município e as podas devem ser realizas pelo Departamento de Paisagismo, mediante solicitação via protocolo no Paço Municipal. A solicitação de poda, já protocolada, é encaminhada à Secretaria do Meio Ambiente que analisa, autoriza (se for o caso) e encaminha para o Paisagismo para executar a poda.

 

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteEmpresa privada pratica crime ambiental na BR-101, em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias