• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Praia Limpa termina na terça-feira

Os últimos quatro dias vão ser movimentados

Praia Limpa Celso Peixoto 2 edited
Divulgação

O Projeto Praia Limpa 2018 está chegando ao fim. Até terça-feira (13), as tendas do projeto, que visa conscientizar turistas e moradores sobre os cuidados com o meio ambiente, estarão montadas nas praias Central e de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho.

Os últimos quatro dias vão ser movimentados. No sábado (10), domingo (11) e segunda-feira (12), a equipe do projeto interage com os banhistas na Praia Central, entregando sacolinhas e cartilhas sobre a destinação correta do lixo em uma caminhada pela areia. A atividade, denominada Arrastão de Sensibilização Ambiental, é aberta à comunidade. Quem quiser participar, basta ir até os pontos de saída da caminhada (confira a programação abaixo, com os locais de saída).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As palhaças Sorella e Sollí, que reforçam as ações do Praia Limpa trabalhando a sensibilização ambiental de forma lúdica, também animarão a orla durante o feriadão. Elas distribuem apitos aos banhistas e incentivam o uso do dispositivo toda vez que alguém deixa lixo na areia. Também haverá atividades recreativas com crianças, com foco na educação ambiental e nos animais marinhos.

A maquete que mostra o caminho que o lixo percorre até chegar ao mar poderá ser visitada. Com rua, calçadas, tubulação e prédios, a maquete estará montada na Barra Sul, próximo ao Molhe.

Iniciado em 04 de janeiro, o Praia Limpa conta com a participação de estagiários de cursos de graduação, que distribuem sacolinhas e pulseirinhas para ajudar a localizar crianças perdidas e materiais informativos referentes à destinação correta do lixo. Neste ano, o foco do projeto é o lixo marinho, que polui as águas e mata animais como peixes, tartarugas e aves. O projeto é realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com a ONG Instituto de Desenvolvimento e Integração Ambiental (IDEIA).

Projeto distribuiu 96.331 sacolinhas

Até 30 de janeiro, foram distribuídas 96.331 sacolinhas, 12.775 pulseiras e 3.623 cartilhas. Nesse período, os monitores ajudaram 30 crianças que se perderam a localizar os pais, graças à pulseirinha.

“Conseguimos executar todas as ações planejadas. A parceria entre o poder público e o IDEIA foi extremamente positiva, pois o Instituto buscou recurso junta à empresa privada, diminuindo o custo para a prefeitura na execução do projeto”, comenta o educador ambiental e presidente do IDEIA, Cristiano Voitina.

Na Praia Central, as tendas do projeto (localizadas na altura da Praça Tamandaré e das ruas 2001, 1401, 2500 e 3100) estão abertas das 10h às 15h. Nas praias agrestes (Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras), as barracas atendem o público das 11h às 16h. Além das cartilhas, é possível encontrar nas barracas materiais informativos sobre diatomáceas e briozoários, organismos marinhos exóticos que começaram a surgir na Praia Central em 2004, e também material de uma campanha contra o trabalho infantil, do Ministério Público do Trabalho.

Programação

Sábado (10)
Praia Central
9h – Arrastão de Sensibilização Ambiental. Saída na altura da rua 2001, em direção à Praça Almirante Tamandaré
Praia do Estaleiro
12h – Arte da palhaçaria e atividades recreativas perto da posto guarda-vidas

Domingo (11)
Praia Central
9h – Arrastão de Sensibilização Ambiental na Praia Central. Saída na altura da rua 3100, em direção à Praça Almirante Tamandaré
Praia de Taquaras
12h – Arte da palhaçaria e atividades recreativas perto da posto guarda-vidas

Segunda-feira (12)
Praia Central
9h – Arrastão de Sensibilização Ambiental. Serão dois pontos de saída: da altura da rua 2001, em direção à Praça Almirante Tamandaré, e da rua 3100, em direção à Praça Almirante Tamandaré.

Praia Central
11h – Arte da palhaçaria e atividades recreativas perto do Molhe da Barra Sul

Terça-feira (13)
Passarela da Barra
11h – Arte da palhaçaria e atividades recreativas

Click CamboriúNotíciasMeio AmbientePraia Limpa termina na terça-feira
PUBLICIDADE

Últimas notícias