• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Pau-brasil é recuperado em Camboriú

Com a recuperação, estima-se que a árvore viva por cerca de mais 100 anos

pau brasil camboriu edited
Divulgação

O Pau-brasil localizado em frente à Escola de Educação Básica Professor José Arantes, em Camboriú, passou por recuperação nesta sexta-feira, dia 16. O trabalho consistiu na adubação, corte de galhos podres ou doentes e cicatrização com produto a base de cobre.

Além disso, foram retiradas ervas parasitas – que sugam a seiva e tiram a força da árvore. Uma nova intervenção será realizada daqui seis meses para correção de imperfeições.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O especialista em recuperação ambiental, Heli Schlickmann, realizou o trabalho de forma voluntária após laudo da Fundação do Meio Ambiente (Fucam). Para ele, o Pau-brasil, com cerca de 80 anos, exerce papel significativo na história do município, o que motivou ainda mais a recuperação da árvore.

unnamed 36 edited

“A recuperação desse Pau-brasil conserva o valor histórico, cultural, ambiental e paisagístico que ele tem. Caso não fosse feita, o fator de sobrevida seria afetado e a árvore viveria por poucos anos. A permanência das ervas parasitas, por exemplo, resultaria no declínio da estrutura. O Pau-brasil em frente ao José Arantes é uma referência para Camboriú e, assim, precisamos conservá-lo”, justifica Heli.

“A recuperação desse Pau-brasil conserva o valor histórico, cultural, ambiental e paisagístico que ele tem.”

Os estudos técnicos para recuperação do Pau-brasil iniciaram em março de 2017, após visita do especialista à escola – acompanhado de representantes da Secretaria de Agricultura e da Epagri. No entanto, o trabalho só pode ser realizado após o período de florescimento de folhas e galhos menores. Com a recuperação, estima-se que a árvore viva por cerca de mais 100 anos.

Cuidados necessários

É necessário que a comunidade mantenha posturas que conservem o Pau-brasil. Dentre as orientações estão evitar estacionar bicicletas no tronco da árvore; não escalar os galhos; deixar o solo livre, o que melhora a absorção de água e nutrientes; entre outras.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbientePau-brasil é recuperado em Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias