• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Projeto Praia Limpa mostrará o caminho do lixo das cidades ao mar

Uma maquete com rua, calçadas, bueiros e prédios circulará pelas tendas do Projeto

Praia Limpa 04 01 18 Foto Celso Peixoto 1
Divulgação

Você quer saber mais sobre como o lixo produzido nas cidades chega ao mar? A partir do meio-dia deste domingo (14) e até 13 de fevereiro, uma maquete com rua, calçadas, bueiros e prédios circulará pelas tendas do Projeto Praia Limpa nas praias Central, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. Acompanhando a maquete, de PVC, que tem três metros de largura e três metros de comprimento, estará uma exposição de painéis com fotos que também mostrarão como o lixo polui as águas.

A primeira tenda a receber a maquete e a exposição será a que fica perto da Praça Almirante Tamandaré. Os materiais ficarão ali por três dias, no horário de funcionamento do projeto, das 10h às 16h. Depois, eles vão circular pelas outras barracas. Ao todo, cinco tendas do Praia Limpa estão instaladas ao longo da orla da Praia Central (altura das ruas 2001, 1401, Praça Almirante Tamandaré, 2500 e 3700) e mais três nas praias agrestes. Nas praias agrestes, as barracas atendem o público das 11h às 16h.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Projeto Praia Limpa, que visa à sensibilização ambiental de turistas e moradores, tem como foco, neste ano, o lixo marinho, que além de poluir as águas, mata animais como peixes e tartarugas. O projeto é realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento e Integração Ambiental (IDEIA).

“As imagens da exposição mostram lixo jogado na sarjeta, a tubulação cheia de lixo, o rio cheio de lixo e, como os rios deságuam no mar, o mar sujo”, conta o educador ambiental e presidente do IDEIA, Cristiano Voitina.

O Praia Limpa 2018 começou em 4 de janeiro, com distribuição de sacolas de lixo e de pulseiras de identificação de crianças, instalação de lixeiras e ações de educação ambiental. Participam do projeto estagiários de cursos de graduação, que atuam sensibilizando banhistas sobre questões ambientais.

Exposição na Passarela da Barra mostrará aves catarinenses

A partir deste sábado (13), às 19h, o público poderá conferir a exposição fotográfica “Beleza das Aves de Balneário Camboriú e Santa Catarina”, na Passarela da Barra. Com 48 quadros, a exposição objetiva mostrar espécies de aves encontradas no Estado. A mostra faz parte do Projeto Praia Limpa e tem visitação gratuita.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteProjeto Praia Limpa mostrará o caminho do lixo das cidades ao mar
PUBLICIDADE

Últimas notícias