- PUBLICIDADE -

Espaço Rural Panaceia composta mais de 16 toneladas de resíduos orgânicos

Atualmente, em Balneário Camboriú, apenas o supermercado Meschke atua de acordo com a recomendação do Ministério Público Estadual

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Desenvolva as suas habilidades e competências de Liderança

Programas de MBA e Masters da Tear Escola de Negócios englobam participantes com ou sem graduação e é semipresencial com duração de 12 meses

Espaço é o único da região regularizado para efetuar o serviço.
Espaço é o único da região regularizado para efetuar o serviço.

O Espaço Rural Panaceia já compostou mais de 16 toneladas de resíduos orgânicos nos últimos seis meses. Único local da região legalmente autorizado a dar a destinação adequada aos resíduos orgânicos, o Panaceia atende desde outubro do ano passado os supermercados Meschke, recolhendo o material orgânico que é descartado pelo estabelecimento, e transformando em um adubo rico em nutrientes, que pode ser utilizado em hortas e adubações orgânicas.

A atividade atende ao Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS), que é de responsabilidade de todos os grandes geradores, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010. Atualmente, em Balneário Camboriú, apenas o supermercado Meschke atua de acordo com a recomendação do Ministério Público Estadual, encaminhando o material orgânico para a destinação adequada.

De acordo com o engenheiro ambiental responsável pelo Espaço Panaceia, Fábio Vaccaro de Carvalho, as leis estaduais estabelecem que nada que possa ser reutilizado deve ser encaminhado ao aterro sanitário, somente os rejeitos. No entanto, falta sensibilização da população, para que os resíduos deixem de se tornar acúmulo de lixo no meio ambiente.

“Nossa proposta é levar à sensibilização, visando um gerenciamento adequado, a fim de alcançar o lixo zero”, frisou, relatando que existe atuações em conjunto com uma ONG local, a fim de fortalecer a gestão comunitária dos resíduos orgânicos e a formação de hortas urbanas, através do coletivo Compostart.

O Espaço Panaceia é regularizado para gerenciar até 15 toneladas de resíduos orgânicos por mês e está localizado no interior de Camboriú. O objetivo é atender os demais estabelecimentos que já possuem o PGRS, mas que ainda não estão cumprindo a determinação do Ministério Público.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Dia das Mães: Maislaser vai presentear 100 pessoas com 10 sessões de depilação a laser

Ganham as 100 primeiras pessoas que ligarem para (47) 3011-0611 ou 3011-0211, ou entrarem em contato pelo WhatsApp 047 99273-2191
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.