• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Seis meses após transplante, figueira está saudável e verdejante na Avenida Atlântica

Operação foi realizada em setembro, em comemoração ao Dia da Árvore

Antes, à esquerda, e depois, à direita.
Antes, à esquerda, e depois, à direita.

A coloração verdejante e a copa já robusta são indícios do sucesso da operação de transplante realizada há seis meses. A figueira, que ganhou novo endereço em um terreno da FG Empreendimentos na Barra Sul está saudável, mostrando que a adaptação foi completa.

Uma equipe de especialistas vem acompanhando o desenvolvimento e se manterá assim por mais um ano e meio, até que o procedimento seja concluído. No local foi construído um jardim e instalada uma placa com informações gerais da figueira.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A árvore com cerca de 50 anos estava plantada no mesmo terreno da construtora, mas precisou ser levada para a parte frontal para dar espaço a um projeto da empresa. Foram necessários cinco meses de planejamento e 20 profissionais para a realização do transplante.

Havia uma grande expectativa pelo sucesso da operação, pois a figueira é nativa e tem capacidade de adaptação e sobrevivência. Segundo o técnico agrícola e especialista em gestão e manejo ambiental em sistemas florestais, Heli Schlickmann, a árvore tem um valor histórico, cultural e é importante para o equilíbrio ecológico da área.

“Após plantada, uma espécie como esta demora 20 anos para chegar a sua maturidade total e esta árvore já está fazendo isso há 30 anos. Além disso, em meio a tantas plantas exóticas é agora um diferencial na Avenida Atlântica, pois vai contrapor o paisagismo local”, considera.

Havia meios legais para obter a licença de corte, mas a FG Empreendimentos optou pelo processo de transplante. A operação foi realizada em setembro de 2014, em comemoração ao Dia da Árvore.

 

A figueira

– Figueira-de-folha-miúda (Ficusorganensis)

– Transplantada em um local a 50 metros do antigo

– Pesava 40 toneladas com a terra durante o transplante

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteSeis meses após transplante, figueira está saudável e verdejante na Avenida Atlântica
PUBLICIDADE

Últimas notícias