- PUBLICIDADE -

Estação das flores merece atenção redobrada

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan oferta atendimento psicológico a profissionais da ONG Viva Bicho

A ação é realizada pelos acadêmicos dos anos finais do curso de Psicologia e visa o bem-estar das pessoas que trabalham diariamente com os animais

Foto: Celso Peixoto
Foto: Celso Peixoto

Conhecida como a estação das flores, a primavera inicia oficialmente no dia 23 de setembro. Durante os três meses, ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Se tornando um período onde a natureza e as cidades ficam mais coloridas e belas, e as temperaturas aumentam aos poucos, devida a aproximação do verão. Mas toda planta necessita de cuidados especiais, por isso a diretora do Departamento de Paisagismo, Neusa Pereira, e a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), Arlete Tomazoni, dão dicas de como cuidar das plantas na estação mais colorida e perfumada do ano.

A primavera faz as plantas florescerem, pois é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas, por isso, processos de limpeza e adubação são de extrema importância para o desenvolvimento das mesmas. “É crucial enriquecer o solo quando existe a deficiência de algum nutriente para o desenvolvimento da planta. A retirada dos inços também ajuda a planta se fortalecer”, ressalta Neusa. Inços são plantas daninhas que brotam espontaneamente e alastram-se rapidamente, destruindo assim, a vegetação existente. Tiririca, Picão-preto, picão-branco, dente-de-leão e pega-pega são exemplos dessas ervas daninhas.

A diretora de paisagismo ainda afirma que depois do processo de adubação é necessário fazer a irrigação das plantas, aproximadamente de duas a três vezes por semana. Nesta época do ano, o melhor horário para regar é de manhã cedo ou ao final da tarde. “Se as folhas estiverem com incidência direta do sol, não devem ser molhados. Isso pode ocasionar a morte da planta”, enfatiza Neusa.

A troca das mudas na cidade acontece pelo menos quatro vezes por ano, a cada estação, novas plantas são colocadas na cidade, a fim de que elas se adaptem melhor com a mudança de temperatura. Entre alguns dos serviços feitos nessa estação do ano estão a parte da manutenção, plantio, roçada de canteiro e plantação e poda de arbusto e árvores.

Na primavera a maioria das árvores estão em processo de rebrotação, em que renascem as folhas, por isso “as atividades mais importantes nessa época são a limpeza de galhos secos que sobraram do inverno e também com o aumento da temperatura é necessário que as plantas recebam a quantidade adequada de água”, enfatiza Arlete. Ela ainda afirma que a poda não é recomendada para a maior parte das árvores nessa época, devido ao processo de rebrotação.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Clínica de odontologia da UniAvan oferece atendimento para cirurgias dentárias

Os procedimentos gratuitos serão direcionados a cirurgias de extração de dentes, remoção de freio, raiz quebrada, tratamento de lesões na boca, dentre outros
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.