• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Voluntários se mobilizam para tirar lixo do Rio Itajaí-Açu

(Crédito: Jones David/Secom/PMI)
(Crédito: Jones David/Secom/PMI)

Voluntários da APM Terminals – empresa responsável pela operação de contêineres no Porto de Itajaí – estarão reunidos neste sábado, 29 de março, com um só objetivo: promover a limpeza do Rio Itajaí-Açu. O grupo se juntará a outros voluntários de empresas públicas e privadas de Itajaí e Navegantes que participarão da segunda etapa da terceira edição do evento “Juntos pelo Rio”. A programação, com início às 8h, é coordenada pelo Porto de Itajaí e Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa).

O mutirão de limpeza pretende retirar o lixo acumulado nas margens do  rio na área compreendida entre as pontes da BR-101 e os molhes da barra, na foz do rio, e a área da Baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda). Além disso, o mutirão realizará ações educativas e de conscientização durante o dia no Centreventos Itajaí (Parque da Marejada). O mutirão de limpeza “Juntos pelo Rio” é uma ação que integra a programação de comemoração do Dia Mundial da Água (22 de março) e o projeto “Stopover Itajaí”, programa de sustentabilidade lançado durante a primeira parada da Volvo Ocean Race, em Itajaí, no ano de 2012. A nova parada da prova na cidade acontecerá em 2015.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A APM Terminals Itajaí e a Superintendência do Porto de Itajaí têm compromisso com a conservação dos recursos hídricos, em especial do Rio Itajaí-Açu, através dos sistemas de gestão ambiental e monitoramentos ambientais com ações como o monitoramento da qualidade do rio Itajaí-Açu; monitoramento das condições hidrodinâmicas do estuário; monitoramento da qualidade do sedimento do rio; monitoramento da eficiência das estações de tratamento e efluente (ETE do Porto de Itajaí e Píer Turístico); avaliação preliminar do risco de introdução de espécies exóticas no Porto de Itajaí e entorno via água de lastro; programa de prevenção de emergências ambientais; programa de controle de drenagem superficial; programa de consumo consciente de água e energia; e programa de educação ambiental.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteVoluntários se mobilizam para tirar lixo do Rio Itajaí-Açu
PUBLICIDADE

Últimas notícias