• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Comitê do Rio Camboriú participa de debate na Udesc

Logomarca do Debate na Udesc (Divulgação)
Logomarca do Debate na Udesc (Divulgação)

Rio Camboriú, da preservação da nascente ao consumo consciente. Este foi o tema do debate promovido pela turma da 5ª fase do curso de Administração Pública da Udesc na manhã de terça-feira, dia 21. Segundo Luciano Martins Machado, um dos alunos que organizou o evento, o objetivo do debate foi identificar a realidade do rio e como é promovida sua gestão para propor novas políticas.

O debate contou com a participação de representantes da Udesc, Univali, Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Fundação de Meio Ambiente de Camboriú, Câmara de Vereadores de Balneário e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ao longo da manhã, assuntos como a importância da participação social na gestão das águas e o aumento da demanda do consumo de água foram amplamente discutidos entre os debatedores e a plateia. Ênio Faqueti, presidente do Comitê Camboriú, ressaltou o desafio que o Comitê enfrenta por buscar uma gestão integrada entre os poderes constituídos das duas cidades. “Nossa Bacia Hidrográfica é composta por dois municípios. Precisamos pensar na gestão unificada”, ponderou ele.

O professor de políticas publicas da Udesc, Leonardo Secchi, destacou, em sua fala, que o Comitê do Rio Camboriú é um exemplo de participação da sociedade na construção de políticas públicas e defendeu que estas instâncias de participação popular precisam ter cada vez mais força no Brasil.

Ainda ao longo do debate, Ivo Buzzarello, membro do Comitê representando a Associação dos Aposentados de Balneário Camboriú, lembrou aos presentes que durante décadas o Poder Público das duas cidades explorou o Rio Camboriú gerando muito lucro para as empresas de água. “Foram bilhões faturados com a água e o Rio Camboriú não recebeu nenhum real de volta como investimento das Prefeituras”, lembrou ele.

Para Luciano Martins Machado, o evento foi um sucesso. “Agora vamos documentar a discussão e buscar espaços nas Câmaras de Vereadores de Balneário Camboriú e Camboriú para apresentar o resultado”, finalizou ele.

Abaixo Assinado

Durante o evento, os alunos da Udesc colheram assinaturas de apoio para uma proposta de Projeto de Lei que cria um consórcio intermunicipal da Bacia Hidrográfica. Segundo Luciano, a ideia é criar um organismo que una as duas cidades para realizarem a gestão integrada da água, esgoto e preservação ambiental.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteComitê do Rio Camboriú participa de debate na Udesc
PUBLICIDADE

Últimas notícias