Comitê do Rio Camboriú participa de debate na Udesc

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Logomarca do Debate na Udesc (Divulgação)
Logomarca do Debate na Udesc (Divulgação)

Rio Camboriú, da preservação da nascente ao consumo consciente. Este foi o tema do debate promovido pela turma da 5ª fase do curso de Administração Pública da Udesc na manhã de terça-feira, dia 21. Segundo Luciano Martins Machado, um dos alunos que organizou o evento, o objetivo do debate foi identificar a realidade do rio e como é promovida sua gestão para propor novas políticas.

O debate contou com a participação de representantes da Udesc, Univali, Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Fundação de Meio Ambiente de Camboriú, Câmara de Vereadores de Balneário e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.

Ao longo da manhã, assuntos como a importância da participação social na gestão das águas e o aumento da demanda do consumo de água foram amplamente discutidos entre os debatedores e a plateia. Ênio Faqueti, presidente do Comitê Camboriú, ressaltou o desafio que o Comitê enfrenta por buscar uma gestão integrada entre os poderes constituídos das duas cidades. “Nossa Bacia Hidrográfica é composta por dois municípios. Precisamos pensar na gestão unificada”, ponderou ele.

O professor de políticas publicas da Udesc, Leonardo Secchi, destacou, em sua fala, que o Comitê do Rio Camboriú é um exemplo de participação da sociedade na construção de políticas públicas e defendeu que estas instâncias de participação popular precisam ter cada vez mais força no Brasil.

Ainda ao longo do debate, Ivo Buzzarello, membro do Comitê representando a Associação dos Aposentados de Balneário Camboriú, lembrou aos presentes que durante décadas o Poder Público das duas cidades explorou o Rio Camboriú gerando muito lucro para as empresas de água. “Foram bilhões faturados com a água e o Rio Camboriú não recebeu nenhum real de volta como investimento das Prefeituras”, lembrou ele.

Para Luciano Martins Machado, o evento foi um sucesso. “Agora vamos documentar a discussão e buscar espaços nas Câmaras de Vereadores de Balneário Camboriú e Camboriú para apresentar o resultado”, finalizou ele.

Abaixo Assinado

Durante o evento, os alunos da Udesc colheram assinaturas de apoio para uma proposta de Projeto de Lei que cria um consórcio intermunicipal da Bacia Hidrográfica. Segundo Luciano, a ideia é criar um organismo que una as duas cidades para realizarem a gestão integrada da água, esgoto e preservação ambiental.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -