• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Mais da metade dos estabelecimentos comerciais de BC ainda usam sacolas plásticas

A Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam), por meio do Departamento de Fiscalização Ambiental (DEFA), realizou nos meses de maio e junho deste ano uma pesquisa nos estabelecimentos comerciais do município para verificar o cumprimento da Lei Municipal n°2761/2007, que dispõe sobre a substituição do uso de sacolas plásticas por sacolas retornáveis, de papel ou de material biodegradável. A pesquisa foi desempenhada a pedido do promotor Milani Maurílio Bento, da 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú, e concluiu que 54,21% dos estabelecimentos ainda utilizam sacolas plásticas do tipo comum, as mais poluentes.

Durante o levantamento dos dados foram visitados pontos comerciais dos mais variados tipos e em diversos pontos da cidade, totalizando 961 estabelecimentos vistoriados entre supermercados, farmácias, lojas de vestuário e calçados. O resultado da pesquisa mostrou que 34,66% dos estabelecimentos já aderiram ao uso de materiais ecologicamente corretos, como sacolas de papel, de tecido ou de plástico biodegradável e oxibiodegradável e 45,79% mesclam o uso destas com as sacolas comuns, o que, segundo a pesquisa, indica certa tendência à implementação exclusiva de sacolas ambientalmente corretas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Apesar de uma parcela dos comerciantes conhecerem as sacolas ecologicamente corretas, verificou-se que o uso destas ainda é incipiente no município. A pesquisa pretende nortear os orgãos públicos e privados para a implantação de campanhas que estimulem a conscientização da população para o uso de sacolas retornáveis.

Campanha Eco-Ação – Utilize Sacolas Retornáveis

O projeto Eco-Ação, desenvolvido pelo Programa Terra Limpa de Educação Ambiental – da Secretaria do Meio Ambiente, vem desenvolvendo ações, há dois anos, para estimular os consumidores a usar sacolas retornáveis, reduzindo a circulação de embalagens plásticas e despertando práticas de consumo consciente.

Por meio de palestras, intervenções na comunidade, exposição de banners informativos, distribuição de sacolas retornáveis para as unidades escolares e comunidade, pedágio ambiental, entre outras ações, o projeto Eco-Ação vem implantando o uso das sacolas retornáveis, principalmente junto aos Núcleos de Educação Infantil e os Centros Educacionais Municipais. A campanha trabalha também com a coleta seletiva de materiais recicláveis e de materiais tóxicos como pilhas, a reciclagem do papel, o incentivo a separação do óleo de cozinha usado, entre outras.

1 COMENTÁRIO

  1. Quanta baboseira é isso ae né.
    Ja é sabido de todos, que a produção das sacolas de papel necessita 4 vezes mais energia que a produção de sacolas plasticas.
    E outra, sao tao reciclaveis qdo as de papel.
    Que porra é essa que querem mudar tudo?
    é só ensinar o povo a nao jogar as sacolas na rua que está resolvido o problema.

    Imagina quantas pessoas estao ganhando grana em cima dessa “falsa” ideologia.

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteMais da metade dos estabelecimentos comerciais de BC ainda usam sacolas plásticas
PUBLICIDADE

Últimas notícias