• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Bastante prestigiada a inauguração do Parque Natural Municipal do Atalaia

Concorrida solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (30), marcou a inauguração do Parque Natural Municipal do Atalaia, estruturado pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí –Famai. Prestigiaram o evento, além de autoridades políticas municipais, representantes do IBAMA, o presidente da Fundação de Amparo à Tecnologia e Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), Murilo Flores, e o Gerente de Ecossistemas da Fatma, Giovane Voltolini.

A implantação do Parque Natural Municipal da Atalaia remonta ao ano de 2004, quando o prefeito publicou decreto 7117, declarando de utilidade pública a área destinada ao projeto. O parque terá três trilhas distribuídas ao longo dos seus 195 mil metros quadrados, propiciando aos visitantes maior contato com a natureza e também a visualização de árvores, plantas e animais que vivem no parque. Já nos mirantes, localizados há mais de 150 metros de altura, será possível admirar as praias do Molhe, Atalaia, Geremias e Cabeçudas além do Saco da Fazenda e parte da cidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Parque também conta com um Centro de Educação Ambiental (CEA), um auditório para oitenta pessoas onde serão realizados eventos e cursos voltados para área ambiental e também irá abrigar a administração e recepção do parque. A ideia é de que o Parque torne-se referência para as ações de educação ambiental no município e na região. Este é o primeiro parque urbano implantado em Itajaí. O CEA foi batizado com o nome de Roberto Miguel Kleine, cientista que, em conjunto com o Pe. Raulino Reitz, estruturou o Herbário Barbosa Rodrigues, que catalogou praticamente toda a flora catarinense.

Durante a solenidade foi efetuada a soltura de pássaros silvestres apreendidos em cativeiros irregulares pela Famai e pelo IBAMA em Itajaí, bem como efetuada a destruição de gaiolas utilizadas para o seu aprisionamento. A partir de agora, o Parque fica aberto à visitação pública, com preferência para recepção monitorada a grupos de estudantes e turistas.

Para efetuar o agendamento, qualquer escola pode entrar em contato com a Famai (3348-8031). A Famai também está promovendo parceria com a Secretaria Municipal de Turismo visando viabilizar a formação de grupos de visitação ao parque junto a hotéis da região. A intenção é recepcionar os visitantes a partir do ponto de vista da preocupação ambiental da cidade, especialmente a partir deste que é o primeiro dos seis parques de preservação ambiental urbanas de Itajaí.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteBastante prestigiada a inauguração do Parque Natural Municipal do Atalaia
PUBLICIDADE

Últimas notícias