• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Lâmpadas fluorescentes de creches e escolas municipais serão descartadas

A Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam) vai dar o destino correto a lâmpadas fluorescentes descartadas pelas escolas e creches municipais. Uma empresa especializada no serviço foi contratada pela Semam e vai descontaminar as lâmpadas antes de jogá-las no lixo.

A descontaminação começa amanhã (29), às 15h, no Parque Natural Raimundo Malta, quando cerca de 800 lâmpadas serão processadas para receberem o destino correto, sem prejuízo ao meio ambiente. De acordo com André Ritzmann, secretário da pasta, a intenção do governo municipal é dar destino final adequado a todas as lâmpadas usadas pela prefeitura. “Através do Programa Terra Limpa de Educação Ambiental, decidimos iniciar este processo pelas escolas e creches, ótimos lugares para começarmos dando um bom exemplo”, destaca o secretário.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além da reciclagem do vidro e do alumínio, que é muito importante, o mercúrio contido nas lâmpadas é um metal pesado altamente poluente que nunca se deteriora, portanto, não pode ser jogado no aterro sanitário.

Outros materiais já são contemplados com a destinação ambientalmente correta pela Semam, como as pilhas e óleo de cozinha usado, que são recolhidos por empresas especializadas. O papel branco, usado nas escolas, também é transformado em novos produtos pelo Espaço Ambiarte, um projeto da Semam em pareceria com a Secretaria de Educação.

O PROCESSO

A máquina realiza a descaracterização das lâmpadas a seco. Através da sucção, as lâmpadas são trituradas e os vapores de mercúrio reagem com o filtro de carvão, gerando o Sulfeto de Mercúrio (substância inerte).

As partículas de sódio e fósforo são retidas em filtro BAG (filtro físico) e o filtro HEPA retém as micro partículas, devolvendo o ar isento de impurezas ao meio ambiente. A máquina dispõe de um software que informa quando os filtros estão saturados e devem ser substituídos.

O vidro e o alumínio são encaminhados preferencialmente às empresas de reciclagem certificadas, como cerâmicas e metalúrgicas ou são depositados em Aterros Industriais. O Filtro de Carvão e o Filtro BAG são encapsulados e destinados ao Aterro Industrial, que fornece o documento de destino final.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteLâmpadas fluorescentes de creches e escolas municipais serão descartadas
PUBLICIDADE

Últimas notícias