• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Professora de Taquaras participa de capacitação no Canadá

A única representante de Santa Catarina é a pedagoga e Mestre em Educação, Jaqueline Alexandre Weiler

Mais uma professora de Balneário Camboriú foi selecionada para um projeto de capacitação no exterior. O Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá, disponibilizou 102 vagas para o Brasil, destinando 20 para o Sul do País. A única representante de Santa Catarina foi a pedagoga e Mestre em Educação, Jaqueline Alexandre Weiler, do Núcleo de Educação Infantil Taquaras.

O programa, de iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo promover a profissão docente, proporcionando treinamento em inglês e desenvolvimento profissional aos professores do sistema público de educação básica no Brasil. As 20 vagas destinadas a região Sul foram distribuídas entre educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Porém, apenas oito vagas eram designadas a educação infantil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para concorrer a uma vaga, Jaqueline apresentou uma proposta pedagógica desenvolvida na escola. O projeto chamado Disciplina Positiva, tem como objetivo apresentar ferramentas que contribuam para o desenvolvimento da autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas.

Ao todo, são oito semanas de imersão no Canadá, no Fanshawe College. Jaqueline chegou no país no dia 03 de julho, e retorna para o Brasil em setembro. Segundo a pedagoga, as expectativas quanto a imersão já foram superadas. “Eu estudo cerca de seis horas por dia no instituto. Tem sido uma experiência incrível no Sistema Canadense de Ensino. Tenho a oportunidade de explorar metodologias e técnicas de ensino centradas no aluno, que estimulam seu envolvimento e participação ativa; práticas de gestão de sala de aula; estratégias para promover uma sala de aula inclusiva, entre outros temas,” explica. “Tenho visto um país preocupado com a educação, mas também fui impactada com os trabalhos dos colegas brasileiros, de todos os cantos do Brasil” comenta.

Através do programa Jaqueline tem a oportunidade de apresentar seu projeto para demais colegas brasileiros e professores canadenses, e falar sobre o trabalho realizado na educação infantil de Balneário Camboriú. “Essa experiência vai marcar minha carreira para sempre! Estou ansiosa para chegar no Brasil e reorganizar certas coisas na minha prática,” conta. “Além de absorver novos conhecimentos, me alegra saber que também temos muito que compartilhar com coisas que eles ainda não conseguiram incorporar em seu sistema,” finaliza.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoProfessora de Taquaras participa de capacitação no Canadá
PUBLICIDADE

Últimas notícias