Bandas escolares de BC se preparam para Desfile Cívico

As bandas trazem para a avenida, neste 7 de setembro, um projeto que promete ser o diferencial do Desfile

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Balneário Shopping presenteia clientes do estacionamento com mimos especiais

Até o final de setembro, o “Blue Card – Visita Premiada” surpreenderá 1001 clientes com mimos e atrações especiais

A menos de um mês para a importante data de 7 de setembro, as 13 bandas de percussão da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú intensificam seus ensaios e já definem detalhes para o Desfile Cívico na cidade. São bandas de percussão e marcial com cerca de 600 componentes, preparados no contraturno escolar, pelo Projeto Oficinas da Secretaria de Educação.

Os componentes das bandas são selecionados nas próprias escolas, de acordo com seus interesses e aptidões, e matriculados no Projeto Oficinas, que atua no contraturno escolar, com oficinas e professores específicos, na própria escola. Os ensaios acontecem durante todo o ano, de duas a três vezes na semana, intensificando-se nessa época devido ao Desfile Cívico.

As bandas das escolas municipais que dividem-se em banda de percussão; percussão com lira e banda marcial, trazem para a avenida, neste 7 de setembro, um projeto que promete ser o diferencial do Desfile. Com toques tradicionais para a marcha, elas inovam acrescentando música popular brasileira durante o evento cívico, nas bandas de percussão composta com liras.

Para incrementar o espetáculo, a Secretaria de Educação adquiriu uma linha completa de percussão rudimentar, que foi entregue para o Centro Educacional Municipal Ariribá, que era a única escola que não tinha essa linha de instrumentos. 

As 13 bandas de Balneário Camboriú possuem em seu corpo as figuras tradicionais do mor de comando e pelotão de bandeiras. Algumas possuem ainda balizas e corpo coreógrafo. “O mor de comando é o aluno que vai na frente da banda dando todos os comandos que a ela precisa, desde a entrada na avenida, com início da formação e início do toque; até a saída, com o fim da apresentação. Balizas são as meninas que fazem as acrobacias em frente a banda; pelotão de bandeiras trazem as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina; de Balneário Camboriú e da escola. Corpo coreógrafo é o grupo de alunos que segue o desfile fazendo coreografias em frente a banda,”, explica o professor e maestro da Banda Nova Esperança, Aquiles da Costa Neto.


COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Confira o novo combo promocional da Personal Chef Fit Kris Borba

A Chef Kris traz nesse mês de setembro um combo Detox, super prático, econômico e muito saboroso
- Publicidade -