Robozinho ROPE deverá ser ampliado na Rede Municipal de Ensino

O ROPE é um brinquedo de programar destinado a crianças na faixa etária de 3 a 7 anos

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Jogaderia resgata cultura dos jogos de tabuleiro no Balneário Shopping neste final de semana

Evento especial objetiva conectar as pessoas e proporcionar experiências com jogos longe das telas eletrônicas
Divulgação

Os robozinhos ROPE utilizados nos Núcleos de Educação Infantil de Balneário Camboriú, seguem fazendo sucesso entre os pequenos. O ROPE é um brinquedo de programar destinado a crianças na faixa etária de 3 a 7 anos. Até o momento, 1.126 crianças da Educação Infantil participam do programa; mas a meta é que ainda este ano, seja estendido para todas as unidades – Educação Infantil e Fundamental da Rede Municipal, por meio de parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/BC).

Feito de madeira, o ROPE obedece as funções programadas pelas crianças e emite sons e diversas luzes que atraem ainda mais a atenção dos pequenos. A missão de desenvolver o cenário onde melhor se enquadra a brincadeira com os robôs fica por conta do professor da educação infantil. Junto aos robozinhos, os núcleos recebem três tapetes pedagógicos, um com números; outro com formas e o terceiro com a forma de uma pequena cidade, que servem como inspiração para os trabalhos.

O sucesso do ROPE em sala de aula, estimulou que as professoras criassem novos tapetes pedagógicos, para serem utilizados de acordo com as atividades pedagógicas, dentro do currículo da Educação Infantil.

O ROPE auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor. Ele possui quatro botões direcionais, que fazem o robô andar para frente, para trás e girar para os lados; um botão para a execução dos comandos, luzes e sons que facilitam a compreensão das crianças. Os pequenos aprendem com facilidade a traçar tarefas enquanto desenvolvem a cooperação, solucionam problemas e fazem cálculos. “O ROPE é pedagógico. Ele pode ser usado em diversas atividades, contribuindo muito no aprendizado das crianças e tornando esse aprendizado mais divertido”, disse a secretária da Educação, Rosângela Percegona Borba.

O brinquedo inovador permite o uso da tecnologia de maneira divertida e lúdica, sem a necessidade de uso de computadores. “É um projeto que ganhou destaque na mídia nacional e que coloca a Educação de Balneário Camboriú num caminho diferente, onde a tecnologia é usada de maneira responsável, criativa e educativa”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira, informando que o Município é pioneiro no país, na utilização de brinquedos de programar de forma sistemática na Educação Infantil.

O ROPE recebeu, ainda em 2017, reconhecimento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) por impacto positivo na sociedade e relevância para o desenvolvimento da computação no país. O projeto foi desenvolvido por alunos e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite) da Univali e viabilizado através de parceria com o Ministério Público.

Os veículos serão destinados para a Fundação Municipal de Esportes, Fundação Cultural, Emasa, Cosip e as Secretarias do Meio Ambiente e Obras.

Posted by Click Camboriú on Wednesday, March 27, 2019

COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Clínica Beleti: reabilitação orofacial e estética

Conheça um pouco do que a reabilitação orofacial pode fazer por você
- Publicidade -