• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Disciplina livre de Bioinformática é novidade na UniAvan em 2019

As inscrições estão abertas e o único pré-requisito é ter o ensino médio completo

Disciplina livre de Bioinformática é novidade na UniAvan em 2019
Divulgação

Analisar dados biológicos por meio do uso de ferramentas computacionais é um dos objetivos da Bioinformática, disciplina que será ofertada pela UniAvan – Centro Universitário em fevereiro. Durante as aulas, os acadêmicos poderão estudar os conceitos de edição e melhoramento genético, além de comparações de material biológico, como DNA e RNA. As inscrições estão abertas e o único pré-requisito é ter o ensino médio completo.

A disciplina será ministrada pelo doutorando da Universidade Federal de Minas Gerais, Felipe Pereira, que atua na área desde 2015, quando iniciou sua pesquisa de mestrado na área. “A Bioinformática explora a descoberta de conhecimento dentro de dados biológicos. Todos os genes e genomas humanos são considerados dados biológicos, mas não conseguimos acessá-los com trabalho manual.  Por isso, utilizamos uma ferramenta de informática para auxiliar neste processo. Pesquisas sobre resistências ao HIV, cura de síndromes hereditárias e antecipação ao desenvolvimento de canceres estão abrindo as discussões para medicina do futuro, graças aos profissionais que se dedicam à bioinformática”, explica.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ainda segundo Felipe, dentro da disciplina, o aluno poderá aprender como comparar vários marcadores genéticos para aptidão física, avaliar genomas de uma bactéria para saber se é resistente a um tipo de antibiótico via análise de bioinformática, comparar um sequenciamento de material biológico com análise de dados computacionais, além de desenvolver mapas metabólicos e estudar a interação proteínas-proteínas.

Ao todo, serão 20 encontros presenciais, às sextas-feiras, das 18h45 às 22h, totalizando 76 horas/aula. O investimento para quem deseja participar são 6 parcelas de R$ 300. Os interessados podem fazer sua inscrição diretamente em uniavan.edu.br ou na Secretaria Acadêmica da instituição.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoDisciplina livre de Bioinformática é novidade na UniAvan em 2019
PUBLICIDADE

Últimas notícias