
O diário de classe é uma das ferramentas mais antigas e tradicionais das salas de aula. Utilizado por professores, a famosa planilha em folhas de papel serve para anotações sobre os alunos como divulgação de notas e lembretes. A novidade é que agora é possível trocar a caneta e o papel pelo computador: o CEM Antonio Lúcio é a primeira escola do município a adotar o sistema de diários 100% digitais.
Com o diário, que é 100% digital, é possível realizar lançamentos de atividades e conferência da frequência escolar, além de facilitar relatórios e o trabalho dos professores. No CEM Antonio Lúcio o desenvolvimento foi discutido desde o início de 2018 e, no segundo trimestre do ano letivo, o sistema já estava em pleno funcionamento. Antes da mudança tudo era feito através de folhas impressas e anotações à caneta.
Para utilizar a ferramenta é necessário o acesso à internet. Os professores que possuírem tablets e smartphones podem utilizá-los para acessar o aplicativo do sistema e realizarem a chamada de maneira on-line. Outra novidade é que, através do aplicativo, o profissional pode lançar relatórios e também o conteúdo que foi trabalhado durante a aula. “Eu penso que dá para fazer um acompanhamento melhor de cada aluno, separadamente, o que agilizou o meu trabalho. Eu gosto de tecnologia, ela veio para ficar”, disse o professor de matemática do CEM, Juliano Machado.
Mexer no site do programa não é uma tarefa difícil para o profissional da educação. Basta acessar o site e digitar um código de identificação e senha. Após o login, os professores podem definir a turma, aula e conteúdo que vão trabalhar, bem como digitar as notas que cada estudante obteve em provas e trabalhos, lançar o planejamento e fazer anotações acerca do comportamento de cada um.
“Esse novo método é muito útil principalmente para quem é gestor, já que assim podemos observar melhor e acompanhar de perto o trabalho realizado em sala de aula. Com o diário digital, quando algum pai ou mãe vem questionar a nota de seu filho já podemos apresentá-los um parâmetro geral da evolução do aluno, suas notas, e o que levou a criança a apresentar tal desempenho”, disse o gestor do CEM Antonio Lúcio, Otto Alfonso Thiel.
A meta é ampliar o sistema para todas as escolas da Rede Municipal, ainda sem data prevista.