• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Rede Municipal de Ensino de BC terá Semana do Empreendedorismo

O objetivo de promover a descoberta vocacional e a cultura empreendedora, apresentar boas práticas e iniciativas relacionadas ao empreendedorismo

escola bc baln
Divulgação

A partir deste ano, a Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú terá a “Semana do Empreendedorismo”. Criada através da Lei nº 4.154, a semana fará parte do calendário escolar anual, e será aberta para os pais dos alunos, comunidade e empresas locais com o objetivo de promover a descoberta vocacional e a cultura empreendedora, apresentar boas práticas e iniciativas relacionadas ao empreendedorismo e compartilhar as experiências realizadas no ambiente escolar por meio do projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEEP).

A Semana do Empreendedorismo acontecerá sempre no mês de novembro, e neste ano, a primeira edição ocorrerá de 05 a 11. Também terá como meta mostrar a importância da livre iniciativa e das profissões autônomas; demostrar casos de empresas que mudaram a realidade da sociedade através da prática empreendedora; apresentar inciativas relacionadas ao empreendedorismo social; realizar atividades didáticas para promoção da cultura empreendedora e divulgar oportunidades de carreira de nível técnico. As atividades acontecerão em parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo e Secretaria de Inclusão Social, por meio do Departamento de Assistência à Juventude.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Compartilhar com os alunos conhecimento sobre empresas, profissões, e incentivar o empreendedorismo desde cedo é uma das maneiras de formarmos jovens com visão voltada ao mercado de trabalho que deve ser incentivada. E é isso que estamos buscando com esta ação e com outras ações voltadas a este tema tão importante”, declarou o prefeito Fabrício Oliveira.

Desde 2017, o tema empreendedorismo tem ganhado espaço em Balneário Camboriú. A cidade foi a segunda em Santa Catarina a aderir ao programa “Cidade Empreendedora”, do Sebrae, que tem o objetivo de melhorar o ambiente de negócios, tanto para novos investidores quanto para os que já estão estabelecidos e buscam aprimorar o seu negócio. Uma das ações foi a criação da Lei da Desburocratização e da Sala do Empreendedor. Também lançou o projeto “Educação Empreendedora” que visa ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo. Desde então, escolas da Rede Municipal participam do projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEEP), que trabalha com alunos de 1º ao 9º ano conceitos de empreendedorismo. Em 2017, os CEM’s Taquaras, Iate Clube e Antônio Lúcio participaram do programa. Em 2018, as atividades ampliaram, e agora os CEM’s Ivo Silveira, Tomaz Francisco Garcia e Alfredo Domingos também participam do programa.

“A educação empreendedora trabalhada na escola com intencionalidade planejada, traz inúmeros benefícios pois, através dela os alunos podem ser estimulados a ter ideias criativas, persistência, comprometimento e autoconfiança”, conta a coordenadora de Oficinas de Ensino Complementar, Nilzete Teixeira.

Os alunos do CEM Taquaras estão dando continuidade aos projetos iniciados no ano passado e criando novos projetos de Empreendedorismo Social. “Todos os nossos alunos são envolvidos nas atividades, cada uma das turmas com uma temática diferente estipulada pelo Sebrae, mas em todas o aluno é o protagonista. Então nós temos o grande projeto que é a horta comunitária – a qual passamos por todo processo de construção da ideia e agora começa a ser executada na prática a partir desta semana, e a nova turma de Empreendedorismo Social produzirá placas de conscientização ambiental em parceria com uma artesã, utilizando material reciclável que encontram na Praia de Taquaras. Essas placas eles irão comercializar a preço de custo”, contou a gestora do CEM Taquaras, Saly Amaral.

Todos os projetos realizados no JEEP serão socializados durante a Semana do Empreendedorismo.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoRede Municipal de Ensino de BC terá Semana do Empreendedorismo
PUBLICIDADE

Últimas notícias