• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Programa SER – Aprendizagens vai corrigir evasão escolar em Camboriú

O objetivo é diminuir a diferença idade-série e melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município

Programa SER – Aprendizagens vai corrigir evasão escolar em Camboriú
Divulgação

Começaram as aulas para os alunos do Ensino Fundamental que estão fazendo parte do Programa SER – Aprendizagens. A primeira escola a receber o Programa é a EBM Anita Bernardes Ganancini, onde se encontram o maior número de alunos que necessitam da correção de fluxo.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Camboriú é o município da Região da Foz do Rio Itajaí-Açu (AMFRI) com a maior distorção de idade-série. “A correção de fluxo tem como objetivo principal resgatar os alunos que estão com diferença idade-série, dar possibilidades de conviverem com crianças da mesma idade, cujos interesses sejam os mesmos e incentivá-los a não abandonar os estudos”, afirma Alecxandra Vitorassi Rosa, secretária de Educação. O programa visa dar um impulso para os alunos que estão muito atrasados e acabar com a distorção idade-série, considerada um dos maiores problemas enfrentados na Educação pública brasileira.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Programa de Correção de Fluxo pretende fornecer ferramentas para uma gestão integrada, que garanta o sucesso do aprendizado e a permanência do estudante na escola, com a proposta de superar os insucessos que os estudantes acumulam na trajetória escolar por vários motivos, sejam eles: a repetência; a multirepetência; as evasões.

Os alunos com mais de dois anos de atraso serão os beneficiados. “Temos estudantes com 15 anos no 6º ano, quando a idade ideal seria 11 e 12. É essa diferença que queremos corrigir. Quando essa diferença de idade em relação ao restante da turma é muito grande os alunos tendem a abandonar a escola”, fala Iara Canto Garzon, coordenadora pedagógica.

Foram criadas turmas novas com 25 alunos cada. Ao todo 100 estudantes serão contemplados com o projeto. A direção da escola se reuniu com os pais para explicar como funciona e para que eles autorizassem os filhos a participarem do programa. Essa diferença de idade acaba provocando a evasão escolar. “Vamos resgatar a autoestima dos alunos, estamos buscando a valorização deles através desse programa”, comenta Iara.

Os alunos estão muito animados. Vandenilson Volinger dos Santos, de 14 anos, que no semestre passado estava no 6º ano, faz parte do projeto e agora está cursando o 7º ano. “Reprovei e fiquei um ano sem estudar. Estou muito feliz, não penso mais em desistir da escola”, comemora Vandenilson.

O lançamento do programa será no dia 20, com coquetel para pais, alunos e autoridades. A iniciativa da Secretaria de Educação está amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9394/1996 que prevê a correção de idade-série.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoPrograma SER – Aprendizagens vai corrigir evasão escolar em Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias