
Semeadores da Paz é um projeto desenvolvido na rede municipal de ensino de Itajaí e que começa a ganhar o mundo. Nesta semana, a iniciativa será apresentada na maior universidade do mundo, a Harvard, nos Estados Unidos. O projeto foi idealizado pela professora Patrícia Alves no ano passado e implantado na Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira, na Itaipava.
O projeto integra a programação da International Academic Conference on Education, Teaching and Learning (Conferência Acadêmica Internacional sobre Educação, Ensino e Aprendizagem), que acontecerá de 1º a 3 de agosto, em Harvard Faculty Clube.
“O principal objetivo da conferência é compartilhar com educadores de outras nações as experiências de sucesso em busca da promoção de uma cultura de paz, desenvolvidas em Itajaí”, explica a professora Patrícia, que representará o município no evento.
O projeto “Semeadores da Paz: Unidos para fazer a diferença – Relato de uma experiência de sucesso” visa pregar uma cultura de paz, por meio de ações realizadas com os alunos da escola na Itaipava. Uma destas ações foi a colocação de mil cataventos, em toda extensão dos canteiros das avenidas Marcos Konder e Ministro Victor Konder (Beira-rio), além de algumas praças da cidade, onde estavam escritas mensagens pedido a paz.
O projeto conta também com a publicação mensal do informativo “Semeadores da Paz News”, confeccionado pelos alunos da escola e outros colaboradores da rede municipal de ensino.
No início do projeto participaram apenas os estudantes do 5º ano, e depois foi estendido para todos alunos da escola. O projeto foi vencedor do Prêmio Mérito Educacional de Ensino Fundamental em 2017, promovido pela Secretaria de Educação de Itajaí.