
Os uniformes da Rede Municipal de Ensino ficarão de cara nova em 2019. A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú (SEDUC) firmou parceria com o curso de Design de Moda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), para que acadêmicos e professores do curso criem um uniforme mais moderno e funcional destinado aos alunos dos Centros e Núcleos Educacionais do município.
Para saber melhor o gosto dos estudantes e adequar o uniforme ao cenário escolar, os professores e estudantes do curso estão realizando pesquisas de campo no CEM Taquaras, NEI Iate Clube e CAIC Ayrton Senna. Nas pesquisas, serão detectadas as preferências da comunidade escolar (alunos, professores e pais/responsáveis), tendo em cada faixa etária um foco diferente de pesquisa.
“Quando fizemos a entrega dos uniformes aos nossos alunos, nossa fala é sempre de que ao vestir o uniforme eles estão representando a escola que estudam, ou seja, quem vê os alunos uniformizados fazendo uma boa ação, imediatamente vai relacionar que ele é aluno da Rede Municipal. Então, para confeccionar os uniformes tivemos a preocupação de que eles se sintam bem usando esses uniformes, e que os novos modelos estejam adequados a cada faixa etária, para que eles sintam ainda mais orgulho em pertencer à Rede Municipal de Ensino”, falou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.
As ideias resultantes das pesquisas serão impressas no novo modelo do uniforme. A previsão é de que a apresentação para escolha de modelos já esteja pronta no final deste mês, e as novas peças sejam distribuídas já no ano que vem. A professora da Univali responsável pelo projeto de design, Mônica Facchini Krinke fala sobre o processo. “Ao todo seis acadêmicos do curso estão trabalhando como voluntários com o auxílio de professores para a criação de um uniforme que atenda a rotina diária das escolas”, explica.
A aprovação dos alunos também é necessária de acordo com a secretária-adjunta de educação, Marilene Severino. “Nosso objetivo é que os alunos da Rede Municipal valorizem e tenham vontade de vestir o uniforme, já que essa é uma parte importante para a educação”, diz.