• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Itajaí instala câmeras em ônibus escolares

A partir deste ano, todos os veículos que fazem o transporte dos alunos da Rede Municipal de Ensino contarão com câmeras internas. A medida visa dar mais segurança e proteção aos alunos e motoristas.

Para o Secretário Municipal de Educação, a instalação dos equipamentos é importante até mesmo para que a Secretaria possa fazer a fiscalização do transporte. “É uma forma de sabermos se tudo está sendo feito da forma correta”, ressalta.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Hoje, cerca de 6.800 alunos utilizam o transporte escolar, por isso, a necessidade e o controle do que acontece é essencial não só dentro dos ônibus, mas fora deles também. Essas câmeras têm capacidade para gravação de vídeo e voz, além de registrar toda a rota escolar e ainda, a velocidade.

A Rede Municipal de Itajaí conta atualmente com 30 veículos – terceirizados, sendo 25 ônibus, dois micro-ônibus e três vans. Cada veículo possui uma monitora que organiza as crianças, sendo que os menores ocupam os bancos da frente. Já as vans e micro-ônibus são exclusivos para o transporte das crianças com necessidades especiais. Os veículos possuem todos os itens de acessibilidade, como cinto de segurança, elevador e bebê conforto para quem precisa. Cerca de 280 crianças são transportadas diariamente por esses veículos.

No entanto, é importante ressaltar que o atendimento é feito somente para crianças com necessidades especiais ou as que residem nas áreas rurais do município. Os pais que precisam do transporte escolar para seus filhos podem fazer a carteirinha na direção da escola já na primeira semana de aula. “Os pais precisam ficar cientes que agora o transporte será filmado”, afirma o secretário.

A adoção do método de vigilância eletrônica do transporte escolar iniciou nos Estados Unidos e no Japão como forma de diminuir ocorrências de violência e vandalismo pelos alunos ao patrimônio público.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoItajaí instala câmeras em ônibus escolares
PUBLICIDADE

Últimas notícias