• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Concurso vai eleger guardas municipais e agentes de trânsito mirins

Estreitar os laços da segurança com a educação é o objetivo da parceria dos projetos Guarda Municipal Mirim e Agente de Trânsito Mirim, lançado em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino na manhã de quinta-feira (9). Os projetos são desenvolvidos pela Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública e o departamento Técnico-Pedagógico da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú.

gm

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, é muito importante a aproximação dos dois setores, já que a criança é um agente multiplicador da informação junto à família e à comunidade. “Estamos vivendo um novo momento na Segurança do nosso município, no qual os Guardas Municipais e os Agentes de Trânsito tem um papel muito importante no restabelecimento da sensação de segurança”, afirma o prefeito.

Piriquito lembra que Balneário Camboriú também faz parte do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), ressaltando que a intenção é que seja trabalhado cada vez mais o tema segurança com este público. “Hoje desenvolvemos um trabalho maravilhoso nas escolas municipais no setor de educação no trânsito e queremos agora traçar o mesmo caminho com a Guarda”.

O secretário de Segurança, Nilson Probst, diz que o fato de levar guardas e agentes nas escolas faz com que as crianças entendam melhor os trabalhos desenvolvidos na Segurança. “O fato das crianças nas escolas estarem empolgadas com o projeto e quererem ser guardas e agentes mirins mostra que estamos no caminho certo. Tanto que durante as visitas nas escolas as crianças fizeram várias perguntas e quiseram os detalhes da rotina de trabalho dos nossos profissionais”, conta.

Probst explica que o projeto elegerá os guardas e agentes mirins por um ano e eles terão a oportunidade de conhecer toda estrutura da secretaria e o trabalho dos profissionais, além de terem um uniforme personalizado. “O que queremos é abrir as portas da secretaria para podermos mostrar a dinâmica da segurança e com isso, quem sabe, despertar futuros guardas e agentes”, salienta o secretário.

A diretora do departamento Técnico-Pedagógico da Secretaria de Educação, Ana Cicília Demétrio, acha importante a parceria, destacando que é na escola que se desenvolve o cidadão. “A segurança pública, mais do que nunca, tem que ser discutida nas escolas para que haja aproximação e familiarização do tema”, ressalta Ana Cecília. Ela lembra que a criança é uma porta-voz na comunidade. “Toda informação educativa que os alunos possam ter acesso é algo positivo e sempre muito bem vindo”, destaca.

Projeto
O projeto elegerá, através de um concurso que escolherá as melhores frases envolvendo segurança no município e segurança no trânsito, um menino e uma menina que serão guarda municipal mirins, e um menino e uma menina que serão agentes de trânsito mirins, todos pelo período de um ano. A divulgação dos nomes será feita no dia 6 de julho.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoConcurso vai eleger guardas municipais e agentes de trânsito mirins
PUBLICIDADE

Últimas notícias