• O portal de notícias de Balneário Camboriú

ACAFE e LIDE SC unem-se para propor Lei de Incentivo à Inovação

Evento LIDE Tendências SC reúne lideranças para fomentar desenvolvimento econômico através da educação

A edição especial do LIDE Tendências SC, realizada na última sexta-feira (5) no Rooftop Floripa Square, contou com a participação de mais de 150 lideranças empresariais, autoridades e representantes de diversas entidades catarinenses. O evento teve como objetivo potencializar a transformação do conhecimento acadêmico em desenvolvimento econômico para Santa Catarina.

A abertura do evento contou com a presença do Governador Jorginho Mello, do Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett. Durante o encontro, foi anunciada a criação de um comitê para a construção de uma Lei de Incentivo à Inovação através da Educação.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Proposta de Lei de Incentivo à Inovação

Segundo Delton Batista, Presidente do LIDE Santa Catarina, a proposta visa permitir que professores, pesquisadores e alunos desenvolvam patentes de novas tecnologias e soluções que, adotadas por empresas, gerem royalties e um ciclo virtuoso de geração de valor. “É um marco importante para as nossas universidades e para o setor empresarial, na medida em que se pode identificar pesquisa, desenvolvimento e inovação dentro das indústrias e das empresas”, afirmou Luciane Ceretta, presidente da ACAFE e reitora da UDESC.

O comitê também discutirá a implementação de “Fundos de Endowment”, amplamente utilizados em universidades no exterior, para apoiar financeiramente projetos de professores e estudantes e garantir a sustentabilidade financeira das instituições de ensino e pesquisa.

Movimento Educação para o Futuro

O evento debateu a educação como um ativo essencial para o desenvolvimento da sociedade e das empresas. “Com o Movimento pela Educação, o catarinense vai poder ganhar mais e oferecer para quem produz, trabalha na indústria, no comércio e investe, uma mão de obra mais qualificada”, declarou o governador Jorginho Mello.

Luciana Nabarrete, diretora da ENGIE, destacou a importância das empresas participarem do movimento pela educação, enquanto Glauco José Côrte, ex-presidente da FIESC, afirmou que o LIDE SC pode mobilizar a sociedade catarinense para melhorar a qualidade do ensino no estado. Rossieli Soares, presidente do LIDE Educação, frisou que a educação superior no Brasil pode entregar muito mais ao estar próxima do setor empresarial.

Lançamento do Manifesto Educação para o Futuro

O evento também marcou o lançamento do Manifesto pelo Futuro da Educação, assinado por Delton Batista, Luciane Ceretta, os 14 reitores das universidades do sistema ACAFE e Viviane Lunelli, do Comitê LIDE Mulher. O manifesto será compartilhado com a sociedade civil organizada, governantes e pré-candidatos a prefeito como um compromisso para futuras gestões. “Quanto mais ampliarmos esse movimento para engajar os relevantes, melhor será nosso resultado”, explicou Delton Batista.

O Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, foi o primeiro a aderir ao movimento, destacando a importância de investir em educação de qualidade para o desenvolvimento das cidades.

Sobre o LIDE

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é o maior ecossistema de relacionamento e conteúdo de líderes empresariais de Santa Catarina. Fundado em 2003 no Brasil, o LIDE possui unidades em todas as regiões do país e internacionais nos cinco continentes, representando mais de 52% do PIB privado do país.

LIDE Tendências

O LIDE Tendências é a vertical do LIDE Santa Catarina dedicada ao debate de tendências, modelos de negócios, transformação digital, economia criativa, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosACAFE e LIDE SC unem-se para propor Lei de Incentivo à Inovação
PUBLICIDADE

Últimas notícias