• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Porto de Itajaí registrou em abril 29% de aumento na movimentação total de cargas

No Complexo foi a melhor movimentação de contêineres realizada em 2019 destacando um crescimento de 6%

porto de itajai
Divulgação / Marcos Porto

O Complexo Portuário de Itajaí fechou o mês de abril de 2019 com saldo positivo e estável na movimentação de cargas. No encerramento do mês foram registradas 88 escalas (crescimento de 5%), totalizando uma movimentação de 1.173.755 toneladas destacando um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Na movimentação de contêineres abril registrou um crescimento de 6% no complexo com 105.078 TEU’s (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento).

Destaque também para o Porto de Itajaí na margem direita do rio em que os números foram extremamente favoráveis. Nos berços 1 e 2 da APM Terminals (empresa arrendatária do Porto de Itajaí) e cais público (berço 3), durante o mês de abril foram registradas 41 atracações destacando um aumento de 28%. No movimento de contêineres 38.903 unidades foram somadas impulsionando um aumento de 24%. O principal item de operações do mês foi com relação a movimentação de cargas registrando 29% de aumento com 449.866 toneladas. Todos os resultados foram calculados em relação ao mesmo período do ano passado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No ranking das exportações se destacam as mercadorias de Pescados apresentando uma evolução de 291%, Carnes em geral com 93,2% e Papel e Derivados com 78,6%. No setor de importações, Madeiras e Derivados obtiveram 42,8%seguidos por Pescados com 11,6% e Plásticos e Borrachas com 10,7%.

“Os números de abril foram muitos bons. Verificamos que o complexo como um todo destacam índices significativos de crescimento, e se comparados aos parâmetros do que o Porto Público de Itajaí vem realizando, parece até pouco, mas não é. Em nível de tonelagem de movimentação, para o país é expressiva. Isso sinaliza uma retomada da atividade econômica pois detemos a maior quantidade de linhas e exportação de cargas frigorificadas aqui no Brasil. Está sendo importante tanto para o lado público ou para o lado privado que efetivamente o complexo cresça gerando empregos, receitas e riquezas para a nossa região”, destaca o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcello Werner Salles.

No Terminal PORTONAVE ​a movimentação realizada durante o mês de abril ​foi de 44 escalas ​elevando a movimentação acumulada do ano ​para 164 ​navios ​atracados. Sua movimentação total de cargas registrada no terminal durante o mês de abril ​foi de 707.165 toneladas​, elevando a movimentação acumulada do ano ​para 2.558.115 toneladas. Quanto a movimentação de contêineres, a Portonave registrou em abril 66.175 TEU’s (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento). Neste item o acumulado do ano registrou 238.010contêineres.

No terminal BRASKARNE​ não houveram registros de escalas ​em abril. Sua movimentação acumulada do ano ​somou 4 escalas com 11.146 toneladas ​verificando-se uma queda de 82% na movimentação de cargas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já no Terminal TEPORTI foram registradas 2 escalas ​com 12.724 toneladas ​elevando a movimentação acumulada do ano ​para 8 escalas ​com 32.818 toneladas, ​verificando-se um crescimento ​de 17% ​na movimentação de cargas em relação ao mesmo período do ano anterior.

No terminal POLY TERMINAIS apenas uma escala foi registrada ​com 4.000 toneladas elevando a movimentação acumulada do ano 4 escalas com 19.000 toneladas, ​verificando-se um crescimento de 375% ​na sua movimentação de cargas em relação ao mesmo período do ano anterior.

“A movimentação do mês de abril manteve o padrão que tivemos ano passado e até de certa forma foi expressiva. Em termos de movimentação do complexo como um todo, no geral, foi um crescimento de 6% na movimentação de cargas conteinerizadas, o que é ótimo. Foi a melhor movimentação realizada no ano de 2019, com 105 mil TEU’s. É fruto da movimentação realizada pela APM Terminals e Cais Público. Isso demonstra que o segmento de cargas de contêiner está tendo uma movimentação crescente. Em termos de perspectivas podemos ressaltar que no segmento de cargas frigorificadas (frango, carnes e suínos) tem aumentado sua participação, onde foram atingidas em 2018 por questões de boicotes econômicos, greve dos caminhoneiros, entre outros embates. As expectativas são boas para nosso Porto de Itajaí e na parte do Complexo em geral. Eu fico feliz, porque podemos analisar a permanência constante e movimentação, além da expectativa de crescimento para o segundo semestre que se aproxima”, conclui Heder Cassiano Moritz, Técnico em Nível Superior da Superintendência do Porto de Itajaí.

Na margem direita do rio, nas áreas arrendadas e cais público, o maiorcalado de entrada registrado em abril foi de 11,40 m e de saída, 11,10 m. Foram registradas ainda o cancelamento de duas escalas por conveniência de armadores.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosPorto de Itajaí registrou em abril 29% de aumento na movimentação total...
PUBLICIDADE

Últimas notícias