• O portal de notícias de Balneário Camboriú

PROCON/BC divulga pesquisa de preços de material escolar

Alguns produtos variaram de forma considerável, chegando até mesmo a um total de 875%

Procon divulga pesquisa de preços de materiais escolares edited
Divulgação

Um novo ano se inicia e com ele também começam as preocupações por parte dos pais e estudantes na renovação e compra de materiais escolares para a volta às aulas, momento em que começa o grande desafio de encontrar os itens necessários que sejam de boa qualidade e ao mesmo tempo caibam no bolso do consumidor. E foi pensando nisso que o PROCON/BC realizou uma pesquisa de preço de material escolar, com o objetivo de auxiliar os consumidores quanto à média de preços praticados atualmente pelos estabelecimentos, listando quais são as marcas e lugares em que o cliente terá um maior custo-benefício.

Foi requisitada a cotação de cinco estabelecimentos, mas apenas três participaram da pesquisa, sendo eles: Livraria Catarinense, Loja Kalunga e Lojas Milium. Seguindo o padrão de materiais que costumam ser mais solicitados pelas escolas, o programa pesquisou a média de preço de 35 itens, analisando sempre os de menor valor entre as marcas disponibilizadas. Cabe ainda ressaltar que, desses 35 itens analisados, alguns se encontram sem o preço destacado por não serem disponibilizados pelos estabelecimentos ou então não venderem o item separadamente. Também é importante destacar que cabe ao consumidor se atentar que há uma diferenciação nas marcas, que pode afetar significativamente os preços, ficando assim a critério do próprio consumidor a escolha da marca desejada. Verifique a planilha com as informações detalhadas de todas as marcas analisadas na pesquisa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com base nos valores pesquisados, foi feito então um levantamento dos preços mais baixos (em azul), mais altos (em vermelho) e a média de variação entre eles. Valores estes que podem ser conferidos na planilha a baixo dos produtos analisados na pesquisa.

Foi constatado assim que alguns dos produtos, dependendo da marca e qualidade do estabelecimento, variaram de forma considerável, chegando até mesmo a um total de 875% de variação percentual entre o menor e maior preço de um mesmo produto. Valores que comprovam a eficácia e relevância de pesquisar e analisar os preços do mercado antes de ir as compras escolares.

Mais informações podem ser solicitadas no PROCON de Balneário Camboriú, através do Disque PROCON 151, ou através do e-mail procon@balneariocamboriu.sc.gov.br.

Confira a pesquisa de preços:

MATERIAL ESCOLAR



Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosPROCON/BC divulga pesquisa de preços de material escolar
PUBLICIDADE

Últimas notícias