Porto de Itajaí fecha 2018 dobrando sua movimentação de toneladas em dezembro

Complexo Portuário movimentou 1,1 milhão de contêineres (TEU’S) em 2018 e cresceu 3% na movimentação geral de cargas

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Tear Escola de Negócios abre novas turmas com aulas aos sábados

Inscrições abertas para o Programa de Desenvolvimento de Líderes da Tear Escola de Negócios
Marcos Porto / Divulgação

O Complexo Portuário de Itajaí encerrou o ano de 2018, com base no último mês, em dezembro, demonstrando avanços significativos na movimentação geral de cargas, escalas atracadas e movimentação de contêineres. Mesmo enfrentando um ano turbulento com a greve (paralisação) dos caminhoneiros em maio do ano passado e o embargo de carnes frigorificadas impostas pela Rússia, China, União Europeia e Arábia Saudita, as perspectivas se concretizaram.

De acordo com o relatório final de estatísticas, em dezembro, foram registrados 90 escalas de navios atracados, sendo 41 somente no cais público/APM Terminals, destacando um crescimento de 95% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, 996 navios atracaram no Complexo Portuário de Itajaí, obtendo um crescimento de 4%. Ao longo de 2018, 407 navios atracaram na APM Terminals/cais público, aumentando em 82% em relação ao ano de 2017.

Ainda na APMT/cais público, em 2018 foi registrado a movimentação de 4.401.363 toneladas, apontando um aumento significativo de 96% e quanto a movimentação de TEU’s, o aumento foi de 87% com 397.774movimentados. Estes acréscimos foram analisados com base no mesmo período de 2017.

No item de movimentação de cargas, em dezembro foram movimentados 1.093.614 toneladas, e em específico, na margem direita do rio, na APM Terminals/cais público, foram movimentados 411.215 toneladas, registrando um crescimento de 100% em comparação com dezembro de 2017. No acumulado do ano no Complexo Portuário, os doze meses de 2018 registraram a movimentação de 12.822.270 toneladas, gerando um crescimento de 3% em relação ao mesmo período de 2017, quando na época resultaram na movimentação de 12.436.380 toneladas.

Quanto ao número de TEU’s (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento), movimentados, no segmento de cargas contêinerizadas, dezembro registrou no total do complexo 94.324, e na APM Terminals foram registrados 35.659 contêineres, destacando um crescimento de 87%, em relação ao mesmo período do ano passado. Num comparativo entre 2017 e 2018, os números deste item passaram de 1.119.271 para 1.150.587 TEU’S, gerando um crescimento de 3%.

De acordo com o Assessor de Direção da Superintendência do Porto de Itajaí, Héder Cassiano Moritz, para o Porto de Itajaí, os números de dezembro demonstraram sua característica de final de semestre colaborando para o fechamento geral de 2018 dentro das expectativas, “Posso assegurar que 2018 foi um ano sobre vencer desafios! Tivemos algumas ações importantes como as obras de realinhamento dos berços 3 e 4, permitindo que no mesmo ano já tivéssemos operações de atracação realizadas no berço 3, e, desta forma aumentando na movimentação de cargas de contêineres e de carros com navios Roll On – Roll Off. Também tivemos a recuperação de profundidade que foi muito importante, fazendo com que o porto de complexo num todo tivesse uma condição operacional assegurada em questão de acesso, e que foi uma ação decisiva na condição do calado operacional. A questão da continuidade do acesso aquaviário e a obra da nova bacia de evolução, que ainda está em fase final de conclusão. Logicamente a recuperação da movimentação de cargas conteinerizadas com uma movimentação mais constante na margem direita (Itajaí) fez com que o Porto de Itajaí tivesse uma boa condição na recuperação nos níveis de movimentação estadual e nacional”, destacou Héder.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, o ano de 2018 apresentou diversos desafios, mas destaca a importância do efetivo que atua junto à Autoridade Portuária, em se empenhando cada vez mais para destacar o Porto de Itajaí no mercado portuário, “O ano de 2018 foi um ano muito atípico, muito difícil para todos nós, mas tivemos diversas vitórias. Como a atividade portuária não tem fim, todo ano ela se renova com novos desafios, e 2019 promete ser um ano com muitos pela frente. Temos uma equipe que se propôs a realizar esse desafio que vem desde 2017 e que acima de tudo vem se planejando e definindo um plano de metas de recuperação do Porto de Itajaí”, analisa Salles.

Dentro do seguimento de cargas movimentadas, destaque para as operações do sistema ROLL ON – ROLL OFF, que entre junho e dezembro de 2018, contabilizaram 13 atracações e o registro de 16.069 veículos importados que foram desembarcados no Porto de Itajaí.

Entre muitas das ações programadas e que serão colocadas em prática para as atividades do Porto de Itajaí durante 2019, o Superintendente destaca as principais de imediato:

“Neste início do ano devemos agilizar o processo quanto as desapropriações para o acréscimo de área do Porto, colaborando para o sistema de trânsito da cidade, dentro de um planejamento macro, cuja duplicação de interligação da Avenida Marcos Konder com a Coronel Irineu Bornhausen possam dar uma fluidez maior para o trânsito da cidade e melhorar a mobilidade urbana, fazendo com que grande parte dos caminhões que tem acesso ao porto, não passem por dificuldade de locomoção, cuja ação será realizada através do Porto e por parte do município por linha de crédito já aprovado através do projeto FONPLATA (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata).  Outro grande desafio para esse ano é a conclusão da primeira etapa das obras da Bacia da Evolução. Também a nova sinalização náutica que será colocada implantada e colocada em prática. Temos também que dar sequência aos treinos com o efetivo da Praticagem, já realizados em treinamentos e simuladores em São Paulo e para fevereiro, outro efetivo irá até Rotterdam (Holanda). Fizemos um processo licitatório de dragagem de manutenção já incluindo as novas áreas e assim que elas forem entregues pelo governo do Estado, de maneira a não perder o serviço e dar segurança a navegação. Outra grande obra a ser entregue é o berço 4 previsto para ser inaugurado dentro deste primeiro trimestre”, conclui.

Localizado na margem esquerda do rio, no Terminal PORTONAVE (Navegantes), 44 escalas foram registradas no mês de dezembro e sua movimentação total de cargas no mês foi de 664.320 toneladas com 58.637 TEU’s movimentados. Foram contabilizados 526 navios atracados no acumulado dos doze meses no terminal de Navegantes. No ano de 2018, a Portonave totalizou a movimentação de 752.761 TEU’s que representou65% da movimentação total de cargas contêinerizadas registrada no Complexo Portuário de Itajaí. Sua movimentação total durante 2018 no item de cargas foi de 8.171.416 toneladas.

Nos demais terminais foram registrados as seguintes estatísticas em dezembro: BRASKARNE – uma (01) escala com 3.437 toneladas elevando a movimentação acumulada do ano para 26 escalas com 126.285 toneladas.  TEPORTI –  três (03) escalas com 9.642 toneladas elevando a movimentação acumulada do ano para 30 escalas com 94.763 toneladas e POLY TERMINAIS – uma (01) escala com 5.000 toneladas elevando a movimentação acumulada do ano para 7 escalas com 28.443 toneladas.

No mês de dezembro não foi registrado nenhuma impraticabilidade da barra em função de ocorrência de ondas e ventos acima dos limites operacionais.

Na APMT o maiorcalado de entrada registrado no mês foi de 10,90 m e de saída, 11,00 m. Na Portonave, o maiorcalado de entrada registrado o no mês foi de 11,60 m e de saída, 11,90 m.

Na totalização da movimentação da balança comercial de Santa Catarina, dezembro destacou ainda 60% no sentido de cargas exportadas e 40% de cargas importadas do comércio exterior, elevando a uma cifra de US$ 2,5 milhões gerando um crescimento de 51.0%.

Os principais produtos exportados em dezembro foram: Frangos (36,68%), Madeiras e Derivados (17,36%) e Carnes em geral (16,73%). Nas importações o destaque ficou por conta de Mecânicos e Eletrônicos(33,32%), Produtos Químicos (26,69%) e Têxteis diversos (15,84%).

Obs: O relatório completo de estatísticas referente ao mês de dezembro de 2018 pode ser conferido no link abaixo:

http://www.portoitajai.com.br/novo/estatisticas/199/Estat%C3%ADstica%20de%20Dezembro%20de%202018

COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Saiba onde comemorar o aniversário de Balneário Camboriú

Balaroti realiza no dia 20 de julho uma festa especial para os clientes
- Publicidade -