• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Porto de Itajaí recebeu mais 1,6 mil veículos da montadora GM

Contrato foi assinado para o período de doze meses de operações de desembarque em Itajaí

Porto de Itajaí recebeu mais 16 mil veículos da montadora GM.
Divulgação

Nesta segunda-feira, 17 de dezembro, o Porto de Itajaí recebeu a décima terceira embarcação com 1060 veículos importados da montadora General Motors (GM-Chevrolet).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De bandeira japonesa, o navio MICHIGAN HIGHWAY possui 199 metros de comprimento por 32 de boca (largura), e pertence ao Armador K-Line. A embarcação partiu de Jacksonville (Estados Unidos) e no trajeto para o Porto de Itajaí, fez escala no Porto de Rio de Janeiro (RJ).

Esta é a segunda vez que o navio MICHIGAN HIGHWAY atracou no Porto de Itajaí. Sua última atracação aconteceu em 16 de outubro. Nesta atracação, 1060 veículos dos modelos Equinox e Tracker foram desembarcados somando o total de cargas de 1.757.301,00 quilos.

A embarcação atracou às 14:20 horas no berço 3 (porto público), e foi operado pela APM Terminals (empesa arrendatária do Porto de Itajaí), utilizando-se do recinto alfandegado do porto público.

De acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, as operações aconteceram nos períodos vespertino e noturno. Cerca de 100 veículos foram movimentados em nove horas de trabalho. Ao término das operações, por volta de 03:00 horas, o navio MICHIGAN HIGHWAY seguiu seu roteiro para o Porto de Paranaguá, litoral do Estado do Paraná.

A primeira atracação “teste” aconteceu em 09 de junho, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo Cruise a bordo do navio de bandeira do Panamá, APOLLON HIGHWAY.

Com a atracação de ontem, a décima terceira, o somatório total até agora é de 16.177 veículos importados da montadora General Motors/Chevrolet.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto. Como praxe, os veículos descem por uma rampa sendo conduzidos ao Armazém 03 onde recebem vistoria por parte de profissionais da Gerência de Operação Portuária. Esta é a primeira vez que os veículos não foram encaminhados para o pátio do RAC – Recinto Alfandegado Contíguo. Seu deslocamento foi direcionado para uma nova área de apoio logístico locado pela APMT – empresa arrendatária do Porto de Itajaí. No novo local, os veículos são carregados para as “Cegonheiras” e por fim, transportados aos seus locais de destino.

Desde novembro, a APM Terminal passou a atender com frequência quinzenal navios do tipo ROLL ON ROLL OFF, para a importação de veículos. Recentemente o contrato foi assinado com a APM Terminals para a vigência de um ano, após a fase de operações testes em Itajaí com linhas marítimas de diferentes países, entre eles os Estados Unidos, México, Brasil e Argentina.

Desde março, membros responsáveis da Superintendência do Porto de Itajaí, Gerência e diretores de Relações Governamentais da General Motors no Brasil – Gestão Logística (TEGMA), diretores da APM Terminals de Itajaí, diretores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Prefeitura Municipal de Itajaí através das Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Fazenda e Procuradoria Geral do Município, realizaram reuniões em busca do procedimento correto para a operação fluir da melhor maneira possível, não afetando as demais operações no cais público e nem afetando o trânsito de Itajaí para o momento de transferência dos veículos para o RAC e consequentemente para o novo pátio locado pela APMT.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos.

Depois de passaram pelo serviço de nacionalização tem destino programado para as regiões Sul e Sudeste do país.

O Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

Para este mês de dezembro, a Superintendência do Porto de Itajaí e a APM Terminals ainda não foram comunicadas pela montadora General Motors quanto ao cronograma de datas prevista de novos desembarques.

Acredita-se que até o final deste ano, possivelmente o Porto de Itajaí receba até 18 mil veículos importados pela montadora GM.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosPorto de Itajaí recebeu mais 1,6 mil veículos da montadora GM
PUBLICIDADE

Últimas notícias