• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Porto de Itajaí recebe 1244 veículos em mais um teste da montadora General Motors

Com esta operação o acumulado de desembarque de veículos da montadora sobe para 3763 unidades

EURASIAN HIGHWAY
Luciano Sens / Divulgação / Click Camboriú

O Porto de Itajaí, através da arrendatária APM Terminals, recebeu na tarde desta segunda-feira (27), sua quarta operação teste de veículos pela montadora General Motors (GM-Chevrolet).

A atração e operação de desembarque através do sistema Roll-On Roll-Off (quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto), aconteceu no berço 2 e já era esperada para ser realizada durante o final de semana, porém, o navio Eurasian Highway, de bandeira japonesa, teve sua partida do porto de Santos (SP) atrasada e somente adentrou ao Rio Itajaí-Açu hoje por volta de 16:30 horas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A última operação teste realizada em julho da GM desembarcou cerca de 1000 carros onde passou por um teste rigoroso da montadora, que tem como exigência o desembarque médio de 100 carros por hora, o que a equipe do Porto de Itajaí tem obtido êxito desde que a primeira operação se iniciou em 9 de junho de 2018 com 105 carros por hora, sem registros de avarias.

A Operação

Após a atracação do navio e sua documentação checada pelos órgãos competentes, a operação se inicia com os trabalhadores avulsos conduzindo os carros do navio até o armazém 3 dentro do recinto portuário alfandegado, após isso todos os veículos passam por uma inspeção minuciosa onde são checados desde seu interior, porta-malas, pneus, lataria e outros itens do carro para que caso possua alguma avaria já seja informado a montadora. Na continuidade os veículos são novamente movidos até o Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), cujo espaço físico tem 25 mil metros quadrados de área, fazendo um breve cruzamento pela Rua Blumenau (com o apoio da CODETRAN, órgão de trânsito de Itajaí), onde são inseridos em caminhões cegonha para assim serem encaminhados ao seu destino final.

Todo o procedimento e excelência se deram ao fato de que desde o início da primeira operação em Junho os membros responsáveis da Superintendência do Porto de Itajaí, Gerência e diretores de Relações Governamentais da General Motors no Brasil – Gestão Logística (TEGMA), diretores da APMT de Itajaí, diretores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Prefeitura Municipal de Itajaí através das Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, da Fazenda e Procuradoria Geral do Município realizaram reuniões em busca do procedimento correto para a operação fluir da melhor maneira possível, não afetando as demais operações no cais público e nem afetando o trânsito de Itajaí para o momento de transferência dos veículos para o RAC.

O navio, de aproximadamente 200 metros de comprimento e 33 de boca, desembarca 1244 veículos, sendo 894 unidades do modelo Tracker LT, Premier e 350 unidades do modelo Equinox LT\ Premier. Suas operações devem iniciar às 20:00 horas e sua previsão de saída do porto está programado para às 07:00 horas da manhã de terça-feira.

Toda a operação será avaliada novamente pela montadora internacional, que busca importar futuramente cerca de 5 mil veículos/mês através de operações quinzenais, ou seja, a cada 15 dias.

Segundo informações apuradas, para o mês de setembro estão previstas três novas atracações testes.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosPorto de Itajaí recebe 1244 veículos em mais um teste da montadora...
PUBLICIDADE

Últimas notícias