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Setor de alimentação promete ser atrativo à parte na Volvo Ocean Race

Maior faturamento em 2012, a gastronomia variada dentro e fora da festa deve chamar a atenção

(Victor Schneider/Divulgação)
(Victor Schneider/Divulgação)

Em 2012, a passagem da Volvo Ocean Race por Itajaí gerou impacto direto de R$ 43,75 milhões na economia de Santa Catarina. E o setor de alimentação foi o que mais faturou. De acordo com levantamento feito pela empresa de consultoria britânica Price Waterhouse Coopers (PwC)*, as despesas em bares e restaurantes concentraram 30,4% do montante total deixado pelos turistas, à frente até mesmo de outros serviços como hospedagem (25,7%) e gastos gerais (20%).

Para esta edição, a expectativa é de que o setor fature ainda mais. E para isso, tem novidade. A Secretaria de Turismo está implantando o Projeto Via Gastronômica, executado pela Coordenadoria Regional do Sebrae de Itajaí. Na beira mar da Praia Brava, Cabeçudas e Avenida Ministro Victor Konder – a Beira Rio, foram mapeados 48 empreendimentos entre restaurantes, bares e lanchonetes com uma variedade de opções gastronômicas, em que se destaca grande potencial em qualidade nos ambientes, atendimento e cardápios, fatores determinantes para o sucesso do projeto turístico.

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Desses, 36 aderiram ao projeto. Eles participaram de capacitações gerenciais, consultorias culinárias, qualificação de colaboradores, festival gastronômico e encontros empresariais que visam qualificar os profissionais, proporcionar melhorias e consolidar o segmento. Além disso, serão identificados pelo selo da Via Gastronômica para identificação do turista. O Marina da Sereia é um dos participantes. Além de possuir cardápio bilíngue, o restaurante contratou um garçom que fala inglês para receber os visitantes. “Nossas expectativas são as melhores. É uma grande oportunidade de aumentarmos nossas vendas, e de sermos conhecidos não somente pelos turistas internacionais, mais também pelos visitantes da região”, fala o gerente, Lucas de Oliveira.

Durante a Volvo Ocean Race, o Sebrae irá fazer uma divulgação abrangente da Via Gastronômica, distribuindo folders com informações de localização e da culinária das empresas envolvidas no projeto, que estão preparadas para receber os milhares de visitantes.

 

Na Vila da Regata a gastronomia também é uma atração à parte

A culinária de França, Portugal, Espanha, Brasil, Emirados Árabes, China, Estados Unidos e Nova Zelândia promete fazer com que o visitante viaje no mundo dos sabores. Nesta edição, haverá duas praças de alimentação, cada uma com quatro opções gastronômicas. Nas opções do cardápio “finger food”, estarão pratos que variam entre R$ 2,50 e R$ 30,00. Além disso, haverá o Restaurante Internacional no píer, uma Cafeteria no interior do Centreventos, um Bar no terraço de frente para a Vila da Regata e carrinhos de sorvete, açaí, pipoca e churros.

A novidade de 2015 para a praça de alimentação é que os pontos de vendas de tickets atuarão de forma integrada em toda a Vila da Regata. Por esse sistema, será possível mensurar o consumo de produtos e detectar quais pontos estão com maior demanda no atendimento, possibilitando que caixas extras sejam abertos nos horários de pico para que não haja longas filas.

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