• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Safra movimenta indústria e turismo na Costa Verde & Mar

vaidartainha
Foto: Divulgação – Prefeitura de Bombinhas

Vai dar tainha! A expressão criada por pescadores é bem conhecida na região da Costa Verde & Mar. Os moradores geralmente usam essa frase quando está muito frio. A explicação é simples. É durante esse período, próximo ao inverno, que ocorre a safra de um dos peixes mais populares em Santa Catarina, a tainha. Nos dias frios as tainhas se reproduzem na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul e na Argentina, e com a presença do vento sul acabam migrando para o litoral catarinense.

Este ano, a temporada de pesca começou no dia 15 de maio e segue até 15 de julho. “A pesca da tainha é como se fosse um 13° salário para os pescadores”, compara o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sitrapesca), Manoel Xavier de Maria. Isso porque a pesca dessa espécie movimenta a economia e beneficia tanto a indústria de pescado quanto os pescadores artesanais e outros setores, como comércio e até o turismo da região.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com o Sitrapesca, em 2011 foram pescadas 4,5 mil toneladas de tainha, para este ano a expectativa é pescar 7 mil toneladas.

Gastronomia aquece o turismo no inverno
Com a possibilidade de queda nas temperaturas já nos próximos dias, muitos turistas aproveitam para conhecer a culinária especial da Costa Verde & Mar. Na região, os visitantes encontram pratos elaborados, mas também aquela simples, mas nem por isso menos saborosa, tainha na brasa. O turista é atraído à região nessa época do ano, principalmente para saborear as delícias preparadas à base de peixe fresco e acabam se encantando com as belezas que a natureza oferece mesmo com frio.

Observar a pesca na Praia da Tainha, no município de Bombinhas, é outro atrativo, afinal, lá estão acampados pescadores de toda região à espera da chegada do peixe. Do alto do morro um deles observa o mar com um binóculo, dia e noite, e é ele quem anuncia o início da pescaria. “Nosso turismo não sobrevive só do verão, podemos aproveitar o clima e até a safra da tainha para vender nosso peixe. Temos a oportunidade de usar esses fatores a nosso favor, atraindo turistas de outras regiões de Santa Catarina, do restante do país e até do Mercosul”, afirma presidente do Colegiado de Turismo da Costa Verde de Mar, Cláudio de Souza.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosSafra movimenta indústria e turismo na Costa Verde & Mar
PUBLICIDADE

Últimas notícias