• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú inova no acolhimento a pessoas em situação de rua

Clínica Social é uma ação em conjunto da Secretaria de Inclusão Social, Secretaria Saúde e Secretaria Segurança

A prefeitura de Balneário Camboriú mais uma vez saiu na frente e inovou com a criação da Clínica Social para moradores de rua. Agora, o aumento de moradores de rua na cidade, é combatido com uma ação em conjunto da Secretaria de Inclusão Social, Secretaria Saúde e Secretaria Segurança.

De acordo com o Secretario de Segurança de Balneário Camboriú, Antônio Gabriel Castanheira, a ideia da criação da clínica teve inicio após a análise da situação vista nas ruas pela equipes da abordagem social e Guarda Municipal. O secretário chamou a situação de suicídio assistido, onde o direito de ir e vir estava sendo priorizado, resultando no agravamento do vício de moradores de rua, o que acabava gerando cometimentos de crimes e até mesmo morte dessas pessoas por conta de brigas nas crises de abstinência.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Após reuniões do prefeito Fabrício de Oliveira com os secretários e diretores da Secretaria de Inclusão Social, Secretaria Saúde e Secretaria Segurança, foi criada a clínica social que é composta por uma equipe multidisciplinar. Os atendimentos na clínica ocorrem durante a noite, pois de acordo com o Castanheira, é nesse período que o uso de droga é potencializado.

Uma equipe da abordagem social juntamente com a Guarda Municipal, passam e recolhem os moradores de rua que são levados para a clínica. Logo na chegada, eles passam por um cadastramento e vão direto para a parte de higiene pessoal, onde tomam banho, fazem a barba e cortam o cabelo. Em seguida, esses moradores de rua passam por atendimento médico e depois pelo acompanhamento psicológico. Na clínica eles também são alimentados e participam de diversas atividades com a interação da Guarda Municipal.

Castanheira também relata a presença de palestras de igrejas católicas, evangélicas e espiritas no local. “Cada um é tocado por uma fé diferente, então a gente deixa isso acontecer ali, conforme as pessoas se sentirem melhor. Tem que buscar um acolhimento, e o acolhimento também pela fé, é uma das causas que tiram essas pessoas da droga”.

O secretario também explica que é necessário que os moradores de rua tenham acesso a todas essas coisas ofertadas na Clínica Social para que eles tenham uma desintoxicação e só assim possam decidir o que querem fazer.

Click CamboriúNotíciasAções SociaisBalneário Camboriú inova no acolhimento a pessoas em situação de rua
PUBLICIDADE

Últimas notícias